Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26937
Title: A prática docente e a utilização de metodologias ativas na educação técnica profissional
Other Titles: Teaching practice and the use of active methodologies in profissional technical education
Authors: GONÇALVES, Adriana de Marchi
Advisor: KANAANE, Roberto
Other contributor: MORAES, Silvia Piedade de
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Infraestrutura;Edificações;Métodos de ensino
Issue Date: 18-Jun-2020
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: GONÇALVES, Adriana de Marchi. A prática docente e a utilização de metodologias ativas na educação técnica profissional. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Abstract: O cotidiano em sala de aula, ao lidar com conteúdos técnicos, muitas vezes complexos e extensos, torna-se fundamental a utilização de diversas práticas pedagógicas. Percebe-se que o envolvimento dos alunos tende a ser efetivo e a construção do conhecimento é desenvolvida de maneira diferenciada. Esta dissertação tem por objetivo geral: Investigar a aplicabilidade das metodologias ativas, adotadas por professores da educação técnica de nível médio em edificações, no eixo de infraestrutura. Quanto aos objetivos específicos: Verificar quais são as práticas pedagógicas utilizadas na educação técnica profissional, no eixo de infraestrutura; Identificar a visão dos discentes, quanto as práticas adotadas pelos docentes. O método de pesquisa adota abordagem mista, qualitativo e quantitativo, utilizando referências bibliográfica, coleta e análise de dados de pesquisas, sob a forma de questionários e entrevistas com questões dirigidas. A análise dos resultados da pesquisa sinaliza que os docentes utilizam com frequência as metodologias ativas, corroborando com os alunos que destacam a importância dessas metodologias no desenvolvimento do conhecimento para ingressar no mercado de trabalho. Destaca-se como métodos ativos mais utilizados o Estudo de Caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj), Simulações e Peer Instruction, nas respostas dos professores, os alunos citam em menor quantidade a Peer Instruction. Para o coordenador de curso, é importante envolver o aluno como ator no desenvolvimento do conteúdo, acrescenta inclusive que nesta unidade educacional a gestão incentiva a inserção de metodologias ativas em todos os cursos, e o sistema acadêmico utilizado nesta unidade, em que professores e alunos tem acesso, para a comunicação e disponibilização de materiais complementares através dele.. Pode-se concluir que as metodologias ativas são adotadas com frequência e proporcionam resultados positivos no desempenho dos alunos. Destaca-se nos resultados que os docentes participantes da pesquisa, tem em média vinte anos de experiência profissional, e quinze anos de atuação docente, e todos possuem formação pedagógica, além de indicarem que se dedicam a aprender e incorporar novas metodologias em suas aulas, assim como a utilização de tecnologia de informação e comunicação com os alunos.
The daily life in the classroom, when dealing with technical content, often complex and extensive, it becomes essential to use several pedagogical practices. It is noticed that the students' involvement tends to be effective and the construction of knowledge is developed in a different way. This dissertation has the objective of investigating the applicability of active methodologies, adopted by teachers of high school technical education in buildings, in the infrastructure axis. As for the specific objectives: Check which are the pedagogical practices used in technical professional education, in the infrastructure axis; Identify the students' view regarding the practices adopted by the teachers. The research method adopts a mixed, qualitative and quantitative approach, using bibliographic references, collection and analysis of research data, in the form of questionnaires and interviews with directed questions. The analysis of the research results indicates that teachers use active methodologies, corroborating with students who highlight the importance of thes methodologies in the development of knowledge to enter the job Market. The most used methods are Case Study, Problem-Based Learning (PBL), Project-Based Learning (ABProj), Simulations and Peer Instruction, in the responses of teachers, students quote lesser Peer Instruction. For the course coordinator, it is important to involve the student as an actor in the development of the content, even adding that in this educational unit, management encourages the insertion of active methodologies in all curses, and the academic system used in this unit, in which teachers and studens has access, for communication and availability of complementary materials through it. It can be concluded that active methodologies are frequently adopted and provide positive results in student performance. It is highlighted in the results that the teachers participating in the research, have na average of 20 years of professional experience, and 15 years of teaching experience, and all have pedagogical training, in addicion to indicating that they are dedicated to learning and incorporating new methodologies in their classes, as well as the use of information and commnication technology with students.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26937
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Apráticadocenteeautilizaçãodemetodologiasativas_AdrianadeMarchiGonçalves_2020.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.