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Título: Educação e profissionalização por competências: uma análise a partir de egressos do Curso Técnico em Eventos
Título(s) alternativo(s): Competency education and professionalization: an analysis from graduates of the Events Technical Course at Ceeteps
Autor(es): RASZL, Vinicius Moraes
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): MARTINS, Tania Barbosa
DELGADO, Darlan Marcelo
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Trabalho;Eventos
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: RASZL, Vinicius Moraes. Educação e profissionalização por competências: uma análise a partir de egressos do Curso Técnico em Eventos. nn 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
Resumo: A educação baseada por competências foi proposta no Brasil, a partir das últimas décadas do século XX, como fundamental para suprir as necessidades econômicas da formação de mão de obra. Isso porque os trabalhadores passaram a ter de atender a uma demanda de flexibilização do trabalho, não só em funções operacionais das indústrias, mas também no setor de serviços do novo ciclo de desenvolvimento tecnológico. Esta pesquisa surgiu com a necessidade de análise e contextualização da educação baseada em competências, na formação profissional, no cenário brasileiro, tendo como referência o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e o Curso Técnico em Eventos desta instituição. A questão de pesquisa proposta é: como os egressos dos cursos técnicos se apropriam e mobilizam os conhecimentos disponibilizados pelo modelo de competências? O estudo teve como objetivo compreender os aspectos do modelo por competências numa conjuntura ampla das relações entre educação e trabalho. A abordagem teórico metodológica se baseou no materialismo histórico dialético. O enfoque esteve na educação profissional de nível técnico, discutindo como a aproximação da escola com as organizações capitalistas por meio da educação por competências coloca desafios para a lógica do papel da educação para a formação integral e crítica. A pesquisa utilizou o método de entrevistas semiestruturadas com um roteiro de perguntas abertas e avaliou a preparação dos alunos para aptidões que favoreçam a produtividade nas organizações, empenhada no discurso de adequação ao mercado de trabalho e na ideia de empregabilidade. Como produto final desta dissertação se oferece uma coleta de dados que possa ser analisada, a partir da visão de egressos de cursos técnicos, com a possibilidade de ampliação em outras pesquisas que versem sobre temática semelhante.
Competence-based education has been proposed in Brazil since the last decades of the XX century as fundamental to supply the economic needs of labor training. This is because workers have to meet a demand for work flexibility, not only in the operational functions of industries, but also in the service sector of the new technological development cycle. This research arose with the need for analysis and contextualization of competency-based education in vocational training in the Brazilian scenario, having as reference the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS) and the Technical Course in Events of this institution. The proposed research question is: how do graduates of technical courses appropriate and mobilize the knowledge provided by the competence model? The study aimed to understand the aspects of the competence model in a broad conjuncture of the relations between education and work. The methodological theoretical approach was based on dialectical historical materialism. The focus was on vocational education at the technical level, discussing how the approach of the school with capitalist organizations through competency education poses challenges to the logic of the role of education for integral and critical education. The research used the method of semi-structured interviews with a script of open-ended questions and evaluated students' preparation for skills that favor productivity in organizations, committed to the discourse of adequacy to the job market and the idea of employability. As a final product of this dissertation is offered a data collection that can be analyzed, from the view of graduates of technical courses, with the possibility of expansion in other research on similar subject.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26935
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