Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26934
Title: | Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional |
Other Titles: | Instruments to support the teaching and learning of algorithms and computer programming: implications on student performance in professional education institution |
Authors: | LIRA, Lucio Nunes de |
Advisor: | GIORDANO, Carlos Vital |
Other contributor: | SANTOS, Fernando de Almeida AZEVEDO, Marília Macorin de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Aprendizagem;Linguagem de programação;Programação para computadores |
Issue Date: | 28-Mar-2019 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | LIRA, Lucio Nunes de. Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019. |
Abstract: | A Ciência da Computação pertence às ciências exatas e apresenta como objetos de estudo as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais com foco em automatizar processos por meio de ferramentas com processamento digital. Um dos principais pontos de interesse na área de computação é a elaboração e a análise de algoritmos, além da implementação desses em linguagens de programação. No que tange o ensino e a aprendizagem, a programação de computadores remete à alta complexidade por diversos fatores e, consequentemente, os cursos profissionais de computação possuem altas taxas de reprovação e desistências nessas disciplinas, efeito indesejável, principalmente na Educação Profissional e Tecnológica. Selecionou-se e se aplicou nesta investigação instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem de algoritmos e programação de computadores em uma Fatec, apoiando as disciplinas obrigatórias de programação e intentando responder à pergunta: A utilização de instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem selecionados, trazem diferenciais no desempenho e nas opiniões dos discentes participantes? No geral, a investigação objetivou comparar o desempenho acadêmico dos discentes participantes frente aos não participantes; coletando as dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem de programação na literatura; selecionando variações dos instrumentos propostos; aplicando os instrumentos em amostras; apurando e comparando as diferenças de aprovação e notas dos discentes; coletando opiniões sobre uso e; discutindo os resultados da investigação. Os métodos enfocaram as pesquisas sobre o Plantão de dúvidas, a Exposição de Códigos e o Juiz Online. Os resultados evidenciam o ganho de desempenho em notas e reconhecimento dos usuários no que tange a utilidade dos instrumentos. Computer Science belongs to the exact sciences and presents as objects of study the techniques, methodologies and computational instruments focused on automating processes through tools with digital processing. One of the main points of interest in the area of computation is the elaboration and analysis of algorithms, besides the implementation of these in programming languages. Regarding teaching and learning, computer programming refers to high complexity due to several factors and, consequently, professional computer courses have high failure rates and dropouts in these disciplines, an undesirable effect, especially in Vocational and Technological Education. Instruments of support to the teaching and learning of algorithms and computer programming in a Fatec, were selected and applied in this investigation, supporting the obligatory programming disciplines and trying to answer the question: The use of instruments of support to the selected teaching and learning, bring differences in the performance and opinions of the participating students? In general, the research aimed to compare the academic performance of the participating students with the nonparticipants; collecting the difficulties related to teaching and learning programming in the literature; selecting variations of the proposed instruments; applying the instruments in samples; assessing and comparing students' differences of approval and grades; collecting opinions on use and; discussing the results of the research. The methods focused on the Doubt Office, the Code Exposition, and the Online Judge. The results show gain in performance in notes and recognition of users regarding the usefulness of the instruments. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26934 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Instrumentosdeapoioaoensinoeaprendizagem_LucioNunesdeLira_2019.pdf | 8.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.