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Title: Aprendizagem ativa na educação profissional: aplicação do beer game no curso técnico em logística
Other Titles: Active learning in professional education: application of the beer game in the technical course in logistics
Authors: MACEDO, Elaine de Fatima Soares
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: BONINI, Luci Mendes de Melo
AZEVEDO, Marília Macorin de
type of document: Dissertação
Keywords: Aprendizagem;Logística
Issue Date: 3-May-2019
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MACEDO, Elaine de Fatima Soares. Aprendizagem ativa na educação profissional: aplicação do beer game no curso técnico em logística. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019
Abstract: Os constantes avanços ocorridos nas últimas décadas no campo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação produziram impacto em diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação que, por sua vez, precisou atualizar-se para suprir as necessidades criadas em decorrência dessas novas tecnologias. Mudanças nos processos educacionais tradicionais foram inevitáveis fazendo com que o professor assumisse uma nova postura em sala de aula, impelindo a adoção de novos caminhos para estimular a aprendizagem dos alunos, sobretudo utilizando-se das metodologias ativas. Esta pesquisa visa investigar em nível teórico a aprendizagem ativa e suas metodologias e explorar em nível prático a utilização da metodologia ativa denominada game-based learning, ou aprendizado baseado em jogos. O objetivo geral é verificar se a aprendizagem ativa pode contribuir para a aprendizagem de alunos do curso técnico em logística. O objetivo específico é identificar as áreas do conhecimento que abordam as metodologias ativas verificando a amplitude do seu campo de aplicação no âmbito acadêmico, por meio de um levantamento bibliométrico dos artigos de conteúdo irrestrito que estão sediados no Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O método de pesquisa utilizado foi o exploratório, com enfoque quantitativo, que contou com uma amostra de 34 estudantes, e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas. Os resultados indicaram que os alunos participantes da atividade de aprendizagem ativa obtiveram um aproveitamento de 32,1% maior do que os alunos que participaram da aula com abordagem tradicional. Como sugestão de intervenção em cursos de logística do ensino técnico propõe-se a aplicação do jogo Beer Game para compor as estratégias de ensino-aprendizagem da disciplina de Gestão da Cadeia de Abastecimento.
The constant advances occurred in the last decades in the Digital Information Technologies and Communication field produced impact in diverse areas of knowledge, especially in the education that, on the other hand, had to be updated to furnish the requirements created as a result of these new technologies. Changes in traditional educational processes were inevitable, inducing the teacher to assume a new position in the classroom, impelling the adoption of new ways to stimulate student learning, which led to the emergence of the active methodologies. This research aims to explore on a theoretical level the active learning, its methodologies and, exploits at a practical level the use of the active methodology called game-based learning. The general objective is to verify if the active learning can contribute to the student’s apprenticeship of the technical course in logistics. The specific objective is to identify the areas of knowledge that approach the active methodologies by verifying the breadth of the application field in the academic scope, through a bibliometric survey of unrestricted content articles that are based in “Capes”, Higher Education Personnel Improvement Coordination Portal of Periodicals. The research method used was the exploratory, with a quantitative perspective count on a sample of 34 students, and used as a data collection instrument a structured survey with defined issues. The results indicated that students who participated in the active learning activity reached a 32.1% higher achievement than students who participated in the traditional approach. As a suggestion for intervention in technical education in logistics courses, it is proposed the application of the Beer Game to compose the teaching-learning strategies of the Supply Chain Management Discipline.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26926
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