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Title: Os egressos da educação profissional e tecnológica do eixo de gestão e negócios: relação entre tecnólogo e trabalho
Other Titles: Graduates from higher technological and professional education in the management and business fields: the relation between technologist and work
Authors: MATA, Magali Amorim
Advisor: ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Other contributor: BRANDÃO, Carlos da Fonseca
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Educação;Trabalho
Issue Date: 16-Dec-2019
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MATA, Magali Amorim. Os egressos da educação profissional e tecnológica do eixo de gestão e negócios: relação entre tecnólogo e trabalho. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a empregabilidade do egresso, dos cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, em sua respectiva área de formação, entre o segundo semestre de 2012 ao primeiro semestre de 2016, em duas Unidades das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec de Carapicuíba e Fatec de Guarulhos. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: os egressos do eixo de Gestão e Negócios, das FATECs objetos de estudo, estão efetivamente atuando nas áreas específicas dos cursos frequentados? Desta questão central tem-se outras indagações: Para o egresso que está trabalhando em área distinta de sua formação há contribuição da formação recebida? O tecnólogo tem percepção quanto à qualidade de sua formação? Parte-se do pressuposto que, o egresso, a partir de sua formação específica, tenha acesso à atuação profissional na área do curso escolhido, ainda que a conjuntura econômica brasileira, entre 2014 e 2016, observe uma acentuada redução dos postos de trabalhos. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa quanto à sua natureza, com método indutivo de abordagem. A população da pesquisa compreende 838 egressos dos CSTs em Logística, em Logística Aeoportuária e em Secretariado. Para o poder de confiabilidade da amostra utilizou-se o T-Student apontando 58 respondentes com desvio padrão de 0,1. Aplicou-se um questionário online com 19 questões pela plataforma Survey Monkey®. Obteve-se 141 respondentes dos quais 70% estão empregados com 72% atuando em sua área de formação. Os resultados demostram a porcentagem de egressos que estão atuando na respectiva área do curso atendido: os tecnólogos em Logística com 83,58%; os tecnólogos em Logística Aeroportuária com 50% e os tecnólogos em Secretariado com 45,16%. Quando somadas essas porcentagens aos egressos desempregados que já atuaram na área, tem-se que, 92,09% dos egressos de Logística, 52,96% dos egressos de Secretariado e 50% dos egressos de Logística Aeroportuária alcançaram empregabilidade. Os tecnólogos reconhecem a contribuição da formação recebida, atribuindo-lhes como de boa formação e como fator de sua empregabilidade.
This present research aims to analyse the employment of graduates from higher courses of Technological Professional Education, in the Management and Business fields, in their own graduation area, between the years 2012 and 2016, at two units of the Faculty of Technology at the State Centre for Technological Education Paula Souza, such as Fatec Carapicuiba and Fatec Guarulhos. The main question is: Have the graduates in the Management and Business fields effectively been working in their specific areas of study of the attended courses? As secondary question: Do those graduates who are working in different area of study notice some contribution from the attended course? Does the technologist perceive the quality of his/her graduation course? It was assumed that, the graduate has reached to work in the area of the attended course even dough the real Brazilian economical scenery in the two last years has been showed a reduction in the job positions. The research has its basis on a qualiquantitative data upon its nature. It configures as a descriptive research with an inductive approach. The universe of the study includes a total of 838 graduates from the Technological Course of Logistic, Airport Logistic and Secretariat. The level of confiability of the sample has been performed by T- Student as 58 and a deviation patterns of 0,1. It was applied 19 online questions through Survey Monkey®. It was achieved a total of 141 answers and 70% of them are employed and 72% are effectively working in the area of studies. The results showed the graduate percentage that are effectively working in area of study: the technologist from Logistic is 83,58%, the technologist from Airport Logistic is 50% and technologist from Secretariat is 45,16%. When added the percentage of unemployed who indicated have already worked at the graduation area, it reaches 92,09% to Logistic, 52,85% to Secretatiat and 50% to Airport Log, comproving its employability. The technologists recognize the contribution to their career from the course attended assuming it as actual and positive graduation besides been related to the employability factor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26925
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