Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26923
Título: | A atualização curricular do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, frente aos avanços da inteligência artificial (IA) |
Título(s) alternativo(s): | The curricular update of the technical course in systems development, in light of advances in artificial intelligence (AI) |
Autor(es): | GONZALEZ, Luis Eduardo Fernandes |
Orientador(es): | LANGHI, Celi |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Renan Antônio da AZEVEDO, Marília Macorin de |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Inteligência artificial;Currículo;Tecnologia da informação;Comunicação;Ensino profissional e técnico |
Data do documento: | 15-Jul-2020 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | GONZALEZ, Luis Eduardo Fernandes. A atualização curricular do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, frente aos avanços da inteligência artificial (IA). 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Resumo: | Em meio à evolução tecnológica que se precipita nos tempos atuais e a popularização de tecnologias com Inteligência Artificial (IA), estão as instituições de ensino profissionalizantes, que procuram incessantemente acompanhar essa transformação, no intuito de prover uma formação mais próxima das expectativas das empresas e estudantes. O Centro Paula Souza, instituição que se destaca por ser um centro referência em Educação Profissional de qualidade, busca atualizar os currículos dos cursos técnicos que oferece, com regularidade e, para tanto, possui uma equipe de professores especialistas em formulação curricular, cujo o autor teve a oportunidade de atuar por nove anos. O presente trabalho surge neste cenário e teve como objetivo investigar quais aspectos devem ser relevantes na reformulação do currículo da habilitação profissional técnica de nível médio em Desenvolvimento de Sistemas, atualmente oferecido pelo Centro Paula Souza, diante dos avanços tecnológicos de IA e sua aplicação no mundo do trabalho, além de propor um Componente Curricular que possa atuar como ponto de convergência entre os diversos conhecimentos e técnicas abordadas nos componentes curriculares do atual currículo. O método usado para fundamentar esse trabalho, foi a pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo como contexto as escolas técnicas do Centro Paula Souza, a equipe do Grupo de Formulação e Análise Curricular (Gfac), especificamente do eixo tecnológico de Informação e Comunicação do Centro Paula Souza e as empresas que atuam no ramo de Tecnologia da Informação e Comunicação. Verificou-se, portanto, como senso comum aos entrevistados, a necessidade iminente de uma atualização do currículo do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, por meio da análise das informações coletadas com os profissionais do mundo do trabalho e docentes. Dessa forma, este trabalho traz a proposta de um Componente Curricular que considera a inserção de conceitos, tecnologias e linguagens voltadas para a utilização de plataformas de IA. In the midst of the technological evolution that is precipitating in current times and the popularization of technologies with Artificial Intelligence (AI), there are the institutions of professional education, which incessantly seek to accompany this transformation, in order to provide a formation closer to the expectations of companies and students. The Centro Paula Souza, an institution that stands out for being a reference center in quality Professional Education, seeks to update the curricula of the technical courses it offers, on a regular basis and, for this purpose, has a team of teachers specialized in curriculum formulation, whose author had the opportunity to work for nine years. The present work arises in this scenario and aimed at investigating which aspects should be relevant in the reformulation of the curriculum of the medium level technical professional qualification in Systems Development, currently offered by the Centro Paula Souza, in view of the technological advances in AI and its application in the world of work, besides proposing a Curricular Component that can act as a convergence point between the various knowledge and techniques addressed in the curricular components of the current curriculum. The method used to base this work was the exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, having as context the technical schools of the Paula Souza Center, the team of the Formulation and Curriculum Analysis Group (Gfac), specifically of the technological axis of Information and Communication of the Paula Souza Center and the companies that act in the branch of Information and Communication Technology. It was verified, therefore, as common sense to the interviewees, the imminent need for an update of the curriculum of the Technical Course in Systems Development, through the analysis of information collected with professionals from the world of work and teachers. Thus, this study brings the proposal of a Curriculum Component that considers the insertion of concepts, technologies and languages focused on the use of AI platforms. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26923 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_A atualizaçãocurriculardocursotécnicoemdesenvolvimentodesistemas_LuisEduardoFernandesGonzalez_2020.pdf | 5.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.