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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26921
Title: | A contribuição das narrativas na formação docente de professoras do ensino técnico |
Other Titles: | The contribution of narratives in the teaching training of technical education teachers |
Authors: | FROHMUT, Bruna Duarte Ferreira |
Advisor: | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Other contributor: | BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis PRADOS, Rosália Maria Netto |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Relações de gênero;Ensino profissional e técnico;Competência profissional |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | FROHMUT, Bruna Duarte Ferreira Frohmut. A contribuição das narrativas na formação docente de professoras do ensino técnico. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Abstract: | O discurso biológico, quando utilizado para explicar a feminização e a masculinização das profissões, acaba por justificar diferentes graus de preconceito de gênero que perpassam as práticas sociais, desde situações explícitas até a própria negação do preconceito por parte daquele que o sofre. Neste trabalho buscou-se compreender a inserção e a participação de mulheres engenheiras na Educação Profissional a partir das experiências, práticas, desafios, presentes nas narrativas de professoras do ensino técnico do eixo tecnológico de controle e processos industriais. Assim, foi possível interpretar como ocorre a construção identitária dessas professoras na Educação Profissional, analisar como aconteceu a formação profissional dessas mulheres engenharias para o exercício da docência e consequentemente, identificar quais saberes docentes foram destacados por elas e, assim, reflexões sobre a aprendizagem da docência. A pesquisa foi orientada por teorias que discutem a construção identitária, os estudos de gênero, a formação docente e narrativas. A pesquisa narrativa foi adotada como eixo metodológico a partir dos pressupostos de Michael Connelly e Jean Clandinin, bem como com as contribuições de Jorge Larrosa sobre a experiência. Desta forma, pode-se caracterizar a narrativa tanto uma metodologia investigativa como um fenômeno de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de um grupo focal composto por três mulheres engenheiras que atuam como professoras do ensino técnico em uma Escola Técnica Estadual da cidade de São Paulo em cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais. Por meio das narrativas produzidas por essas professoras, buscou-se conhecer a trajetória acadêmica e profissional, as motivações para a escolha da profissão, as dificuldades enfrentadas na profissão, bem como percebiam a participação das mulheres na docência na Educação Profissional, entre outros aspectos. Para análise das narrativas utilizou-se a análise temática de Clarke fazendo conexões com a análise narrativa ao explorar o espaço tridimensional (interação, tempo e espaço) destacado por Michael Connelly e Jean Clandinin. As narrativas produzidas pelas professoras do ensino técnico contribuem para compreender que a construção identitária docente, bem como o desenvolvimento profissional e aprendizagem docente estão estritamente ligados aos processos de socialização primária e secundária oriundos das experiências, ou seja, das referências pessoais e sociais, presentes tanto na formação inicial como na continuada. Portanto, a construção identitária docente bem como a sua formação e a narrativização dessas experiências ocorrem de modo significativo e determinante ao longo do exercício da docência com a possibilidade de serem compartilhadas em uma comunidade de aprendizagem docente, a qual pode vir a tornar-se um modelo de formação docente que contribua para o desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente na Educação Profissional. The biological discourse, when used to explain the feminization and masculinization of the professions, ends up justifying different degrees of gender prejudice that permeate social practices, from explicit situations to the very denial of prejudice on the part of those who suffer it. In this work, we sought to understand the insertion and participation of female engineers in Professional Education from the experiences, practices, challenges, present in the narratives of teachers of technical education in the technological axis of control and industrial processes. Thus, it was possible to interpret how the identity construction of these teachers in Professional Education occurs, to analyze how the professional training of these women engineers for teaching practice took place and, consequently, to identify which teaching knowledge was highlighted by them and, thus, reflections on the learning of teaching. The research was guided by theories that discuss identity construction, gender studies, teacher education and narratives. Narrative Inquiry was adopted as a methodological axis based on the assumptions of Michael Connelly and Jean Clandinin, as well as with the contributions of Jorge Larrosa on the experience. In this way, the narrative can be characterized both as an investigative methodology and as a research phenomenon. Data collection took place through semi-structured interviews and a focus group composed of three female engineers who work as teachers of technical education at a State Technical School in the city of São Paulo in courses that belong to the technological axis of control and industrial processes. Through the narratives produced by these teachers, we sought to know the academic and professional trajectory, the motivations for choosing the profession, the difficulties faced in the profession, as well as perceiving the participation of women in teaching in Professional Education, among other aspects. For the analysis of the narratives, Clarke´s Thematic Analysis was used, making connections with the narrative analysis when exploring the three-dimensional space (interaction, time and space) highlighted by Michael Connelly and Jean Clandinin. The narratives produced by the teachers of technical education contribute to understand that the identity construction of teachers, as well as professional development and teacher education are strictly linked to the processes of primary and secondary socialization arising from experiences, that is, from personal and social references, present both in initial as well as in continuing training. Therefore, the identity construction of teachers as well as their formation and the narrativization of these experiences occur in a significant and determinant way throughout the exercise of teaching and that can be shared in a teaching learning community and can be a model of teacher training that contributes to the development of teaching professional development and teacher education in Professional Education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26921 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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