Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26920
Title: | O impacto dos fatores organizacionais na aprendizagem e na gestão do conhecimento em instituições de cunho tecnológico |
Other Titles: | The impact of organizational factors on learning and knowledge management in technological organizations |
Authors: | MURASUGI, Márcio Tetsuya |
Advisor: | PETEROSSI, Helena Gemignani |
Other contributor: | BRETERNITZ, Vivaldo José CUNHA, Neide de Brito |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Aprendizagem organizacional;Liderança;Cultura organizacional |
Issue Date: | 16-Jun-2020 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | MURASUGI, Márcio Tetsuya. O impacto dos fatores organizacionais na aprendizagem e na gestão do conhecimento em instituições de cunho tecnológico. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020 |
Abstract: | Em um contexto organizacional, tratar somente questões técnicas e processuais sem a devida atenção às influências das relações interpessoais e seus padrões comportamentais compromete qualquer estratégia de implantação de Aprendizagem Organizacional (AO) ou Gestão do Conhecimento (GC), uma vez que grande parte do conhecimento é tácita e fatores motivacionais moderam a sua criação e utilização. O presente trabalho tem por objetivo identificar e apresentar como os fatores organizacionais influenciavam as práticas de AO e de GC em duas instituições nacionais de cunho tecnológico, a partir do resgate e da reflexão sobre as memórias profissionais deste autor. A metodologia utilizada foi uma pesquisa narrativa com abordagem qualitativa, tipo autoetnográfico, no contexto da implantação de um projeto de AO e um projeto de GC. Como resultado dessa reflexão, ficou evidente como as decisões e os comportamentos da liderança, a cultura e os fatores motivacionais dos membros da organização se afetavam mutuamente na construção de um ambiente favorável ou inibidor para a execução de práticas de AO e GC. Como produto deste trabalho, é apresentado um conjunto de recomendações para o gestor organizacional, e de reflexões para o gestor educacional. In an organizational context, dealing only with technical and procedural issues without due attention to the influences of interpersonal relationships and their behavioral patterns compromise any Organizational Learning (OL) or Knowledge Management (KM) implementation strategy, since much of the knowledge is tacit and motivational factors moderate its creation and use. The present work aims to identify and present how organizational factors influenced OL and KM practices in two Brazilian technological organizations, by reflecting on my professional experience. The methodology used was a narrative research with a qualitative approach, autoethnographic method, in the context of the implementation of an OL project and KM project. As a result of this reflection, it became evident how the decisions and behaviors of the leadership, the culture and the motivational factors of the members mutually affected the creation of a favorable or inhibiting environment for the OL and KM practices. As a product of this work, recommendations for an organizational manager and reflections for an educational manager are presented. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26920 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Oimpactodosfatoresorganizacionaisnaaprendizagem_MárcioTetsuyaMurasugi_2020.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.