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Título: Classes descentralizadas do centro Paula Souza na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Decentralized classes from the Paula Souza center in the metropolitan region of the Paraíba valley and the north coast of the state of São Paulo
Autor(es): QUINTINO, Renato de Menezes
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Carmen Sylvia Vidigal
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Data do documento: 18-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: QUINTINO, Renato de Menezes. Classes descentralizadas do centro Paula Souza na região metropolitana do vale do Paraíba e litoral norte do estado de São Paulo. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020
Resumo: O debate sobre centralização e descentralização se tornou um tema de estudo com grande destaque nos últimos anos no campo educacional. A interferência dos organismos internacionais no gerenciamento da educação brasileira que orientou, a partir dos anos 1990, um sentido de descentralização e de privatização tem sido objeto de pesquisas sobre os sistemas de ensino no país, bem como as mudanças decorrentes dessa orientação. Como é possível relacionar as recomendações dos organismos multilaterais de financiamento quanto à descentralização com as agendas políticas voltadas para a educação profissional e tecnológica [EPT] pública no Brasil? Identifica-se que não existe uma vasta literatura sobre políticas e programas para EPT, exigindo- se assim a análise das diferentes formas de expansão da oferta dessa modalidade de ensino na rede pública. O objetivo geral é analisar a política pública para educação profissional no Estado de São Paulo das classes descentralizadas [CD], considerando as mudanças econômicas e políticas após os anos 1990 que inserem na agenda educacional a descentralização como algo necessário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com objetivo específico de analisar as CDs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte [RMVPLN] do Estado de São Paulo e identificar como essa política pública de descentralização, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo [CEE-SP] em 1999, se iniciou e desenvolveu nos últimos 20 anos, com foco na região analisada. Assim, a instituição lócus da pesquisa é o CEETEPS. O objeto de estudo é a concepção e implementação das classes descentralizadas [CDs] na RMVPLN por essa instituição pública de ensino. Com a análise de publicações que consideram as políticas públicas para EPT, sem desprezar as relações entre educação e trabalho na sociedade atual, além da pesquisa bibliográfica centrada no materialismo histórico, também foram levantados na pesquisa documental, documentos e dados governamentais estaduais relacionados à EPT. A análise da expansão das CDs do CEETEPS na RMVPLN para atendimento das demandas sociais e produtivas, que a sociedade tanto necessita e almeja, está no cerne deste trabalho e será sua principal contribuição.
The debate on centralization and decentralization has become a topic of study with great prominence in recent years in the educational field. The interference of international organizations in the management of Brazilian education, which guides, since the 1990s, is an object of research and decentralization and privatization that has been the subject of research on educational systems in the country, as well as changes in this orientation. How is it possible to relate multilateral financing organizations regarding decentralization with political agendas focused on public vocational education and training [VET] in Brazil? It is identified that there is no vast literature on policies and programs for VET, thus requiring an analysis of the different ways of expanding the offer of this type of education in the public network. The general objective is to analyze a public policy for VET in the State of São Paulo of the decentralized classes [DCs], considering the economic and political changes after the 1990s that insert a decentralization in the educational agenda as something necessary. A bibliographic and documentary research was carried out, with the specific objective of analyzing how DCs from the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] in the Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte [RMVPLN] of the State of São Paulo and identify how this public policy decentralization, authorized by the São Paulo State Education Council [CEE-SP] in 1999, started and started in the last 20 years, focusing on the analyzed region. Thus, a CEETEPS research institution. The object of study is the creation and implementation of decentralized classes [DC] at RMVPLN by this public educational institution. With an analysis of publications that considers public policies for EPT, without neglecting the relationship between education and work in today's society, in addition to bibliographic research centered on historical material, documentary research, documents and statistical data related to VET were also raised. An analysis of the expansion of CEETEPS DCs at RMVPLN to meet social and productive demands, which has the same society and need, has no interest in this work and will be its main contribution.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26919
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