Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26918
Title: Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições
Other Titles: Teaching assistant in the context of technological education: purposes and attributions
Authors: SOUSA, Julio Francisco Rodrigues De
Advisor: AZEVEDO, Marília Macorin de
Other contributor: UNGARO, Gustavo Gonçalves
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 24-Mar-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SOUSA, Julio Francisco Rodrigues de. Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
Abstract: A avaliação da atuação dos profissionais envolvidos na estrutura de Educação Profissional e Tecnológica [EPT] é estratégica para auxiliar na obtenção de melhores resultados a partir dessa modalidade de ensino. Entende-se que o contexto da EPT envolve fornecer práticas e preparar os educandos para o mercado de maneira mais direcionada e focalizada e, para isso, os auxiliares de docente presentes nessa estrutura podem contribuir por meio da facilitação da relação entre docentes e alunos e zelando pelas técnicas e ambientes de ensino, o que notadamente aumenta a eficiência dessa modalidade no contexto nacional e internacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar na percepção de docentes e auxiliares de docente uma avaliação das atribuições destes em duas instituições de educação tecnológica pública nos municípios de São Paulo e Sorocaba. A pesquisa é caracterizada como de objetivo descritivo, abordagem qualitativa, natureza aplicada e com procedimento de pesquisa de campo, envolvendo a aplicação de um questionário eletrônico a todos os docentes e auxiliares de docente estruturado com as atribuições desses profissionais segundo deliberação específica da autarquia mantenedora. Os respondentes sinalizaram, segundo escala de Likert, quais são suas percepções acerca do tempo investido pelos auxiliares de docente no exercício de cada atribuição e qual a importância da mesma no cotidiano da estrutura de ensino. Os dados indicam que a maioria dos docentes e gestores das unidades de ensino possuem uma percepção positiva acerca da atuação do auxiliar de docente, considerando a maior parte das atribuições com importância muito alta para o sucesso da educação profissional e tecnológica. As atribuições dos grupos de atividades técnico-operacionais e de relacionamento com os alunos foram as mais relevantes, sendo que as outras foram entendidas como complementares e menos importantes nesse contexto. Uma análise com perspectiva histórica permitiu associar diretamente a maioria das atribuições às do antigo Instrutor na estrutura da autarquia, tecendo uma relação direta entre a atuação dos profissionais em questão. Como produto desta dissertação foi gerado um guia de boas práticas e considerações aos auxiliares de docente da rede.
The performance evaluation of the professionals involved in Technical and Vocational Education and Training’s [TVET] structures is strategic to the achievement of better results in this type of education. It is understood that the context of TVET involves providing practices and preparing students for the market in a more focused way and, to achieve this, the teaching assistants can contribute by facilitating the relations between teachers and students and assessing teaching techniques and environments, which increases the efficiency of this education in the national and international context. Considering it, the present work aims to present the perception of teachers and teaching assistants about their (teaching assistants) assignments in two institutions of public TVET in the municipalities of São Paulo and Sorocaba. The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, applied and with field research procedure, involving the application of an electronic questionnaire to all teachers and teaching assistants, structured with the attributions of teaching assistants according to specific deliberations of the maintainer. Respondents signaled, according to Likert's scale, their perceptions about the time invested by teaching assistants in the exercise of each assignment and its relevance in the daily teaching structure. Data indicated that the majority of teachers and managers of the teaching units have a positive perception about the role of the teaching assistant, considering most of the assignments with a very high importance for the success of Technical and Vocational Education and Training. The assignments of the groups of technical-operational activities and relationships with students were the most relevant, while others were understood as complementary and less important in this context. An analysis with a historical perspective allowed to directly associate most of the attributions to those of the former Instructor in the structure of the autarchy, evidencing a direct relationship between the performance of the related professionals. As product of this dissertation, a good practice’s guides to the teaching assistants was developed.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26918
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.