Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26917
Título: Relações entre lazer e educação profissional na formação do tecnólogo em eventos
Título(s) alternativo(s): Relations between leisure and professional education in the training of event technologists
Autor(es): SCHIOSER, Galileo de Souza
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): MARTINS, Teresa Helena Buscato
LANGHI, Celi
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Trabalho;Lazer;Turismo de lazer;Turismo;Eventos
Data do documento: 18-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SCHIOSER, Galileo de Souza. Relações entre lazer e educação profissional na formação do tecnólogo em eventos. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020
Resumo: O lazer não se configura isoladamente, mas profundamente entrelaçado, nas dimensões da vida social como o trabalho, a política, a educação, a cultura, a economia, dentre outras. Como se articulam as relações entre a educação, o lazer e o trabalho, experimentadas em atividades culturais e de lazer incorporadas cotidianamente aos processos educacionais de formação profissional e tecnológica dos discentes do curso de tecnologia em Eventos, na disciplina de Planejamento de Atividades de Lazer Este trabalho tem por objetivo geral analisar parte do processo de formação dos tecnólogos do curso de Tecnologia em Eventos, da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec Jundiaí), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na dimensão da cultura, lazer e organização de atividades de lazer. Tem como objetivos específicos analisar a história da matriz curricular do curso de Eventos oferecido na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, especificamente o desenvolvimento da disciplina de Planejamento de Atividades de Lazer junto aos alunos, considerando a importância dessas atividades na formação de seu repertório cultural e profissional. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A revisão bibliográfica se refere ao levantamento e análise de produção acadêmica relacionada aos estudos da educação profissional e do lazer. O estudo também aborda as especificidades da formação do tecnólogo em Eventos, na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir de pesquisa documental, considerando o eixo tecnológico, os catálogos nacionais de cursos de tecnologia e os planos de curso em oferecidos historicamente. No desenvolvimento do estudo, foram analisadas atividades práticas realizadas pelos discentes em diferentes momentos do curso e da disciplina, ficando evidente a importância de carga horária relevante para o tema lazer.
Leisure is not configured in isolation, but deeply intertwined, in the dimensions of social life such as work, politics, education, culture, economics, among others. How are the relations between education, leisure and work articulated, experienced in cultural and leisure activities incorporated daily in the educational processes of professional and technological training of students in the course of technology in Events, in the discipline of Planning Leisure Activities. This work has as general objective to analyze part of the training process of technologists of the Technology in Events course, from the Faculty of Technology of Jundiaí (Fatec Jundiaí), of the State Center for Technological Education Paula Souza, in the dimension of culture, leisure and organization of leisure activities. Its specific objectives are to analyze the history of the curricular matrix of the Events course offered at the Faculty of Technology of Jundiaí, specifically the development of the Leisure Activities Planning discipline with students, considering the importance of these activities in the formation of their cultural and professional repertoire. The research methodology is bibliographic and documentary. The bibliographic review refers to the survey and analysis of academic production related to the studies of professional education and leisure. The study will also address the specificities of the training of the technologist in Events, at the Faculty of Technology of Jundiaí, of the State Center for Technological Education Paula Souza, based on documentary research, considering the technological axis, the national catalogs of technology courses and the course plans in historically offered. In the development of the study, practical activities carried out by students at different moments of the course and discipline were analyzed, showing the importance of a relevant workload for the theme of leisure.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26917
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_Relaçõesentrelazereeducaçãoprofissional_GalileodeSouzaSchioser_2020.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.