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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26915
Título: | Leituras sobre o sentido de autonomia: perspectiva da análise do discurso educacional e da educação profissional |
Título(s) alternativo(s): | Readings on the sense of autonomy: perspective of the analysis of educational discourse and professional education |
Autor(es): | OLIVEIRA, André Luís Pinto de |
Orientador(es): | PRADOS, Rosália Maria Netto |
Outro(s) contribuidor(es): | KOZMA, Eliana Vianna Brito RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico |
Data do documento: | 9-Abr-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, André Luís Pinto de. Leituras sobre o sentido de autonomia: perspectiva da análise do discurso educacional e da educação profissional. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Resumo: | Nessa pesquisa foi desenvolvido um estudo sobre a significação do termo autonomia nos discursos político-educacionais, com ênfase nos textos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se analisar os sentidos que o termo apresenta a diferentes sujeitos, sob as óticas de interpretação das esferas social, filosófica e pedagógica. Para tanto, utiliza-se da metodologia da pesquisa bibliográfica para a fundamentação dos termos a serem estudados; e da pesquisa documental, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, nas análises de discurso. Estas, por sua vez, seguirão a linha francesa greimasiana, com análise da narrativa e construção de relações actanciais a partir dos trechos em que o termo autonomia é evidenciado. Definiu-se como problema de pesquisa a indagação: que leituras trazem o sentido de autonomia nos discursos da BNCC? Assim, estabeleceu-se o objetivo geral da pesquisa: analisar o sentido de autonomia presente nos textos da BNCC a partir de leituras feitas sob as esferas social, filosófica, pedagógica e na Educação Profissional. Os objetivos específicos, por sua vez, são três: a) identificar o sentido de autonomia nas esferas social, filosófica, pedagógica e Educação Profissional; b) analisar os discursos da BNCC a partir do significante autonomia; e c) realizar leituras sobre os discursos da BNCC e as esferas de análise. O produto desta pesquisa consiste na elaboração de um workshop para o docentes da Educação Profissional, com a finalidade de fazer observações empíricas sobre os sentidos de autonomia nas práticas docentes. Por fim, esta pesquisa identificou que o termo autonomia se apresenta de diferentes formas, dependendo dos sujeitos instaurados nos discursos, mas que está sempre relacionada com a capacidade de agir, seja em reflexões pessoais ou em atuações sociais e pedagógicas. Além disso, identificou-se também que a Educação Profissional, como forma de educação integral, trabalha a autonomia em todas as esferas de análise propostas: social, filosófica e pedagógica. In this research, a study was developed on the meaning of the term autonomy in political-educational discourses, with emphasis on the texts presented by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Common National Curriculum Base). We strived to analyze the meanings that the term presents to different subjects, from the perspective of interpretation of the social, philosophical and pedagogical spheres. For this purpose, the bibliographic research methodology is used to substantiated the terms to be treated; and documentary research, of a descriptive nature with a qualitative approach in analysis of discourse. These will follow the French Greimasian line, with an analysis of the narrative and construction of actuarial relations from the excerpts in which the term autonomy is evidenced. The research question was defined as it follows: which readings bring the sense of autonomy in the BNCC speeches? Thus, the general objective of the research was established: to analyze the sense of autonomy present in the texts of the BNCC from readings made under the social, philosophical and pedagogical spheres and Professional Education. There are three specific objectives: a) to identify the sense of autonomy in the social, philosophical and pedagogical spheres and in Professional Education; b) analyze the BNCC speeches from the significant autonomy; and c) take reading about the BNCC speeches and the spheres of analysis. The product of this research is the elaboration of a workshop for Professional Education teachers, in order to make empirical observations about the meanings of autonomy in teaching practices. Finally, this research identified that the term autonomy comes in different forms, depending on the subjects established in the speeches, but that is always related to the ability to act, might be in personal reflections or in social and pedagogical actions. In addition, it was also identified that Professional Education as a form of integral education, works on autonomy in all proposed spheres of analysis: social, philosophical and pedagogical. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26915 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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