Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26912
Title: Educação corporativa com foco em startups: um estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa
Other Titles: Corporate education focused on startups: a study on the application of meaningful learning
Authors: MANCILA, Roberta Torales Dionello
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: KRAKAUER, Patrícia Viveiros de Castro
KANAANE, Roberto
type of document: Dissertação
Keywords: Competência profissional;Modelo de negócio
Issue Date: 24-May-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MANCILA, Roberta Torales Dionello. Educação corporativa com foco em startups: um estudo sobre a aplicação da aprendizagem significativa. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
Abstract: Impulsionado pelos constantes avanços tecnológicos e pelas profundas transformações comportamentais de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, observa-se o crescimento de um ecossistema de empreendedorismo de alto impacto, também chamado de ecossistema Startup. O modelo de negócio Startup, caracterizado por seu perfil disruptivo, tem demandado o desenvolvimento de novas competências e habilidades aos profissionais que tencionam fazer parte deste setor. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de programa para educação corporativa com foco no desenvolvimento das competências empreendedoras, consideradas pela literatura consultada aquelas que melhor atendem as demandas produzidas pelo modelo de negócios Startup, utilizando como base a teoria de aprendizagem significativa aliada ao conceito da aprendizagem empreendedora. O método utilizado foi de natureza mista e composto por pesquisa bibliográfica associado a aplicação de curso de capacitação por meio de plataforma digital e conteúdo elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa, direcionado aos colaboradores de Startups. Em seguida foram aplicados questionário e entrevista aos colaboradores e gestores respectivamente para avaliação da estratégia de aprendizagem. A estratégia de aprendizagem utilizada onde os colaboradores puderam ter acesso a conteúdos diversos, optar por aquele que fizesse mais sentido em seu momento profissional e pessoal (pré-disposição para aprender e conhecimentos prévios), bem como escolher o formato do conteúdo a ser acessado (material significativo), foram avaliados positivamente pelos respondentes. Evidenciou-se a opinião do setor em relação a importância do desenvolvimento de treinamentos focados no perfil dos colaboradores do modelo de negócio Startup bem como a necessidade do desenvolvimento das competências empreendedoras como forma de aprimorar os resultados dos negócios. Apesar de já existirem algumas plataformas de treinamentos que oferecem alguns cursos focados em conteúdos do ambiente Startup, esta ainda não é uma prática comum dentro da comunidade em especial quando se trata dos colaboradores. A iniciativa de estudar uma metodologia específica para o atendimento de uma demanda particular de treinamento visando o aperfeiçoamento e fortalecimento dos integrantes deste ecossistema que ganha cada vez mais importância na economia, não só do Brasil como do mundo, torna-se cada vez mais vital para acompanhar as mudanças e transformações da sociedade, do trabalho e da economia. Este trabalho gerou como produto uma plataforma de cursos on-line singular com base na teoria da aprendizagem significativa direcionados ao desenvolvimento das competências empreendedoras dos colaboradores do ecossistema Startup.
Driven by constant technological advances and by the profound behavioral transformations of an increasingly connected and globalized society, there is the growth of a high impact entrepreneurship ecosystem, also called a Startup ecosystem. The Startup business model, characterized by its disruptive profile, has demanded the development of new skills and abilities from professionals who intend to be part of this sector. That said, the present work has as its general objective to propose a program model for corporate education focused on the development of entrepreneurial skill, considered by the consulted literature as those that best meet the demands produced by the Startup business model, using the learning theory as a base meaningful allied to the concept of entrepreneurial learning. The method used was of a mixed nature and consisted of bibliographic research associated with the application of a training course through a digital platform and content elaborated based on the theory of significant learning, directed to the employees of Startups. Then, a questionnaire and interviews were applied to employees and managers, respectively, to assess the learning strategy. The learning strategy used where employees were able to access diverse content, choose the one that made the most sense at that professional and personal moment (pre-disposition to learn and previous knowledge), as well as choose the format of the content to be accessed (material significant) where positively assessed by the respondents. The sector’s opinion was evidenced in relation to the importance of developing training focused on the profile of employees in the Startup business model, as well as the need to develop entrepreneurial skills as a way to improve business results. Although there are already some training platforms that offer some courses focused on content from the Startup environment, this is still not a common practice within the community, especially when it comes to employees. The initiative to study a specific methodology to meet a specific training demand aimed at improving and strengthening the members of this ecosystem, which is gaining more and more importance in the economy, not only in Brazil but also in the world, is becoming increasingly vital for accompany the changes and transformations of society, work and the economy. This work generated as a product a platform for online courses designed based on the theory of meaningful learning aimed at the development of entrepreneurial skills of employees of the Startup ecosystem.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26912
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Educaçãocorporativacomfocoemstartups_RobertaToralesDionelloMancila_2021.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.