Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26911
Title: Avaliação de desempenho do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Other Titles: Performance evaluation of Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Authors: FUCCI, Rafael Martins
Advisor: PETEROSSI, Helena Gemignani
Other contributor: MACEDO, Roberto Gondo
LANGHI, Celi
type of document: Dissertação
Keywords: Avaliação de desempenho organizacional;Ensino profissional e técnico;Eficácia organizacional
Issue Date: 17-Jul-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: FUCCI, Rafael Martins. Avaliação de desempenho do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
Abstract: A avaliação de desempenho é um recurso fundamental na área de Gestão de Pessoas uma vez que permite a uma organização medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores no alcance de seus objetivos. Ao identificar a performance dos colaboradores por meio da mensuração de seus objetivos e das suas competências comportamentais, pode ser utilizada para fins de evolução funcional e promoção na carreira. Este trabalho analisa o processo de avaliação de desempenho em uma instituição de ensino pública. Para tal finalidade, foram apresentados no desenvolvimento do trabalho alguns conceitos de autores como Rebaglio, Montana e Charnov, Hipólito e Reis, Pontes, Lima, Ribeiro, Gramigna, relacionados à gestão de pessoas e avaliação de desempenho, bem como, a importância de utilizar tais conceitos para proporcionar à instituição de ensino realizar melhorias no processo e/ou produto. A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental a partir de dados fornecidos pela instituição e fontes documentais abertas, como Leis do Governo do Estado de São Paulo e instruções normativas internas, juntamente com uma pesquisa bibliográfica. O trabalho analisa o processo de avaliação de desempenho instituído e aplicado pela instituição de ensino, em sua finalidade, estrutura e resultados de 2011 a 2019. Recupera o histórico do processo e discute sua eficiência e eficácia, identificando aspectos que demandam uma reavaliação para que possa melhor contribuir para a melhoria da qualidade das ações da instituição. A pesquisa identificou e contribuiu para a correção de uma falha sistêmica e uma falha conceitual no processo de avaliação dos docentes dos Programas de Mestrado.
Performance evaluation is a fundamental resource in the area of People Management as it allows an organization to measure the degree of contribution and involvement of employees in achieving their goals. When identifying the performance of employees by measuring their goals and their behavioral skills, it can be used for purposes of functional evolution and career promotion. This paper analyzes the performance evaluation process in a public education institution. For this purpose, some concepts of authors such as Rebaglio, Montana and Charnov, Hipólito and Reis, Pontes, Lima, Ribeiro, Gramigna, related to people management and performance evaluation, will be presented in the development of the work, as well as the importance of using such concepts to provide the educational institution with improvements in the process or product. The methodology used was a documentary search based on data provided by the institution and open documentary sources, such as Laws of the Governo do Estado de São Paulo and internal normative instructions, together with a bibliographic search. The work analyzes the performance evaluation process instituted and applied by the educational institution, in its purpose, structure and results from 2011 to 2019. It retrieves the history of the process and discusses its efficiency and effectiveness, identifying aspects that require reassessment so that it can better contribute to improving the quality of the institution's actions. The research identified and contributed to the correction of a systemic flaw and a conceptual flaw in the evaluation process of teachers in Master's Programs.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26911
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.