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Title: Uso de estratégias de aprendizagem: intervenção no ensino médio integrado
Other Titles: Use of learning strategies: intervention in integrated secondary educational
Authors: ROSA, Eliane Rodrigues Marion Santa
Advisor: CUNHA, Neide de Brito
Other contributor: TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
LANGHI, Celi
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Ensino médio;Desenvolvimento cognitivo;Desenvolvimento social
Issue Date: 26-Apr-2022
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: ROSA, Eliane Rodrigues Marion Santa. Uso de estratégias de aprendizagem: intervenção no ensino médio integrado, 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Abstract: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e teve como objetivo geral verificar os efeitos de um programa de intervenção com um material didático fundamentado na Teoria Social Cognitiva, especificamente no construto da autorregulação da aprendizagem, para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. As estratégias de aprendizagem foram medidas quanto à Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, à Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e à Autorregulação Social, como dispostas na escala utilizada neste estudo. Trata-se de uma pesquisa quase- experimental que utilizou o método misto de análise dos dados e da qual participaram 59 estudantes dos primeiros anos do ensino médio com habilitação profissional técnico em Desenvolvimento de Sistemas, separados em grupo experimental (GE) e de controle (GC), avaliados quanto à frequência do uso dos itens da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários EEA-U, de Santos e Boruchovitch (2015), utilizada como pré-teste e posteriormente como pós-teste. Foi realizado um programa de intervenção com o grupo experimental que participou de quinze sessões, usando o material didático desenvolvido para a disciplina Técnicas de Programação e Algoritmos. Os resultados apontaram que houve diferença para o GE no pós-teste, porém com médias menores para os fatores e total da EEA- U, demonstrando que pode ter havido uma conscientização por parte dos alunos quanto ao uso devido das estratégias durante a intervenção, o que os levou a serem mais críticos em suas respostas e pontuarem menos que no pré-teste. As pesquisadoras apontam que programas de intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão curricular se constituem como alternativas de baixo custo e fáceis de serem aplicadas, sendo acessíveis aos professores do Ensino Médio. Como produto desta dissertação foi gerado um material didático fundamentado na Teoria Social Cognitiva.
This research is linked to the Research Line Formation of the Trainer and the Research Project Teaching and Learning of the Master’s in Management and Development of Professional Education and had as general objective to verify the effects of an intervention program with a didactic material based on the Social Cognitive Theory, specifically in the construct of self- regulation of learning, to encourage the use of learning strategies. Learning strategies were measured in terms of Cognitive and Metacognitive Self-Regulation, Self-Regulation of Internal and Contextual Resources and Social Self-Regulation, as arranged in the scale used in this study. This is a quasi-experimental research that used the mixed method of data analysis and in which 59 students from the first years of high school with technical professional qualification in Systems Development participated, separated into an experimental (EG) and control group ( GC), evaluated regarding the frequency of use of items from the Learning Strategies Scale for University Students EEA-U, by Santos and Boruchovitch (2015), used as a pre-test and later as a post-test. An intervention program was carried out with the experimental group that participated in fifteen sessions, using the didactic material developed for the discipline Programming Techniques and Algorithms. The results showed that there was a difference for the EG in the post-test, but with lower averages for the factors and total of the EEA-U, demonstrating that there may have been an awareness on the part of the students regarding the proper use of strategies during the intervention, the which led them to be more critical in their answers and to score less than in the pre-test. The researchers point out that intervention programs in learning strategies by curricular infusion constitute low-cost and easy-to-apply alternatives, being accessible to high school teachers. As a product of this dissertation, a didactic material based on the Social Cognitive Theory was generated.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26909
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