Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26886
Title: A extensão no âmbito da educação profissional de nível tecnológico: estudo exploratório em uma instituição de ensino pública do estado de São Paulo
Other Titles: The extension in the scope of technological professional education: exploratory study in a public education institution in São Paulo state
Authors: SILVA, Fábio Lippi
Advisor: MACHADO, Michel Mott
Other contributor: MALACARNE, Robson
FREIRE, Emerson
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Ensino superior
Issue Date: 26-May-2022
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SILVA, Fábio Lippi. A extensão no âmbito da educação profissional de nível tecnológico: estudo exploratório em uma instituição de ensino pública do estado de São Paulo. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como tema central a dimensão acadêmica da extensão nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A escolha deveu-se à importante função que a extensão desempenha para a formação acadêmica e à relevância que a instituição possui no cenário educacional paulista, principalmente quando o assunto é educação profissional. O estudo se justifica, pois, apesar de se reconhecer que as práticas extensionistas ocorrem nas Fatecs, há uma lacuna do ponto de vista de uma política institucional de extensão, o que, caso fosse o contrário, poderia contribuir à sua institucionalização nas unidades de ensino superior do CEETEPS. Portanto, o objetivo do trabalho foi analisar as concepções e o desenvolvimento da extensão no âmbito das Fatecs. Para tal, buscou-se estudar o papel da extensão na formação acadêmica dos tecnólogos, como a extensão é mencionada nos documentos institucionais e as percepções dos docentes acerca desta missão acadêmica na instituição. A metodologia usada se apresenta como do tipo exploratório-descritivo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados e informações foram obtidos por meio da literatura relevante sobre o tema, de documentos institucionais, e pelos próprios sujeitos centrais envolvidos com a extensão nas Fatecs. Os resultados indicam como o CEETEPS orienta a materialização das práticas extensionistas para a sua comunidade acadêmica, e mostram, na perspectiva docente, como as ações são planejadas, executadas e divulgadas. Além disso, revelaram forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que sugerem certos alinhamentos das práticas desenvolvidas com os preceitos extensionistas de diversos autores referenciados neste estudo e com as próprias Diretrizes Curriculares para a Extensão na Educação Superior Brasileira (DCE). Também, apontam os desafios que o CEETEPS deve enfrentar ao buscar a institucionalização desta importante missão acadêmica nas suas unidades de ensino superior. O estudo busca trazer mais luz ao tema nas Fatecs, fomentar os debates e contribuir para reflexões que levem à construção coletiva de uma política institucional de extensão no CEETEPS.
This research has as its central theme the academic dimension of extension in the São Paulo State Faculties of Technology (Fatecs), linked to the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS). The choice was due to the important role that the extension plays for academic training and the relevance that the institution has in the educational scenario of São Paulo, especially when it comes to professional education. The study is justified because, despite recognizing that extension practices occur in Fatecs, there is a gap from the point of view of an institutional extension policy, which, if it were the opposite, could contribute to its institutionalization in superior teaching units of CEETEPS. Therefore, the objective of this study was to analyze the conceptions and the development of the extension in the scope of the Fatecs. To this end, the role of extension in the academic training of technologists, how the extension is mentioned in institutional documents, and the perceptions of professors about this academic mission in the institution, were studied. The methodology used is exploratory-descriptive, through bibliographic, documentary, and field research. The data and information were obtained through relevant literature on the subject, institutional documents, and the central subjects involved with the extension in Fatecs. The results indicate how CEETEPS guides the materialization of extension practices for its academic community, and show, from the teaching perspective, how actions are planned, executed, and disseminated. In addition, they revealed strengths, weaknesses, opportunities, and threats, which suggest certain alignments of the practices developed with the extensionist precepts of several authors referenced in this study and with the Curriculum Guidelines for Extension in Brazilian Higher Education (DCE). They also point out the challenges that CEETEPS must face when seeking to institutionalize this important academic mission in its higher education units. The study seeks to shed more light on the topic in Fatecs, encourage debates and contribute to reflections that lead to the collective construction of an institutional extension policy at CEETEPS.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26886
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.