Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26883
Título: Educação profissional e tecnológica pública no estado de São Paulo: um estudo a partir da expansão do centro Paula Souza
Título(s) alternativo(s): Public professional and technological education in the state of São Paulo: a study based on the expansion of the Paula Souza center
Autor(es): LIMA, Silvia Elena de
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Carmen Sylvia Vidigal
LANGHI, Celi
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Data do documento: 24-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: LIMA, Silvia Elena de. Educação profissional e tecnológica pública no estado de São Paulo: um estudo a partir da expansão do centro Paula Souza. 235 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020
Resumo: Nas abordagens sobre a expansão da educação profissional e tecnológica pública e, para o Estado de São Paulo, deve-se incluir as Escolas Técnicas (ETECs) e as Faculdades de Tecnologia (FATECs) vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” CEETEPS por se tratar de instituição pública desta modalidade de ensino desde o final da década de 1960. Em geral, as publicações com essa temática lidam com número de matrículas, vagas e perfil sócio econômico dos estudantes, ressaltando o protagonismo e a importância da autarquia na qualificação profissional dos jovens paulistas. Entretanto não se explora como a expansão da educação profissional e tecnológica (EPT) pública do Estado de São Paulo se constituiu, desde meados da década de 1990, em resposta à política educacional em curso, quando a globalização da economia se fez sentir mais concretamente no Brasil. Na formulação do problema de pesquisa se questiona sobre os elementos capazes de esclarecer quanto às políticas públicas que nortearam essa expansão; quanto aos documentos que a justificaram; quanto aos estudos que a prepararam e quais foram os atores que a elaboraram. A presente pesquisa tem como objeto a expansão, a partir dos anos 2000, do CEETEPS, autarquia estadual responsável pela oferta de educação profissional e tecnológica pública no estado de São Paulo. Pretende-se analisar, de uma forma geral, os estudos relacionados às políticas educacionais no Brasil, com ênfase nas que visam a formação para o mundo do trabalho, bem como, as transformações da legislação sobre a educação profissional no Brasil e seus reflexos na trajetória paulista neste contexto. Especificamente pretende-se levantar e problematizar os pressupostos que nortearam a expansão das unidades escolares do Ceeteps de forma bastante significativa em termos numéricos a partir do início dos anos 2000. A metodologia usada é a revisão bibliográfica e pesquisa documental. A revisão bibliográfica diz respeito à análise das políticas educacionais neoliberais frente aos desafios do mundo do trabalho. Essas políticas educacionais são elaboradas mediante estudos e iniciativas de atores sociais que buscou-se identificar na análise de documentos, alguns inéditos ao público externo da instituição, que foram produzidos no início desse processo de expansão. A contribuição que se vislumbra para esse estudo é de que auxilie a levantar e compreender dados, documentos e experiências sobre a expansão da educação profissional e tecnológica, seus elementos fundamentais e, por fim, apresentar documentos inéditos para estes estudos.
In the approaches to the expansion of public professional and technological education and, specifically for the State of São Paulo, must be included the Technical Schools (ETECs) and the Faculties of Technology (FATECs) linked to the State Center for Technological Education “Paula Souza” CEETEPS for it is a public institution of this form of education since the late 1960s. In general, the publications with this theme deal with number of enrollments, vacancies and socioeconomic profile of students, highlighting to the role and importance of autarchy in the professional qualification of young people from São Paulo. However, do not explore somehow the expansion of public professional and technological education (EFA) in the State of São Paulo were constituted from the mid-1990s, in response to the ongoing educational policy, when the globalization of the economy be felt more tangible in Brazil. In defining the research problem, there are questions about the elements capable of clarifying the public policies that guided this expansion; as to the documents that justified them; as much to the studies that were prepared and which were the actors that elaborated them. The present research has as its object the expansion of CEETEPS, state authority responsible for the provision of public professional and technological education in the state of São Paulo, since the beginning of the 2000s. It intended to analyze, in general, the studies related to educational policies in Brazil, with emphasis on those aimed at training for the labor world, as well as the changes of legislation on professional education in Brazil and its reflexes in the trajectory São Paulo in this context. Specifically, it is intended to raise and questioning the assumptions that guided the expansion of Ceeteps school units in a very significant way in numerical terms since the beginning of the 2000s. The methodology used is the bibliographic review and documentary research The bibliographic review concerns the analysis of neoliberal educational policies facing the challenges of the labor work. These educational policies are developed through studies and initiatives by social actors wich that research pursuits to identify by the analysis of documents, some unpublished to the institution's external public, which were produced at the beginning of this expansion process. The contribution envisaged for this study is that it helps to raise and understand data, documents and experiences about the expansion of professional and technological education, its fundamental elements and, finally, show unprecedented documents to these studies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26883
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_Educaçãoprofissionaletecnológicapública_SilviaElenadeLima_2020.pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.