Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26882
Title: | Avaliação da qualidade na formação permanente de professores no centro Paula Souza: proposta ServEduca |
Other Titles: | Quality evaluation in permenent training for teachers in the centro Paula Souza: ServEduca proposal |
Authors: | SERAFIM, Ariane Francine |
Advisor: | AZEVEDO, Marília Macorin de |
Other contributor: | FRANCO, Francisco Carlos LANGHI, Celi CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Gestão de projetos (gerenciamento);Avaliação de processos |
Issue Date: | 25-Jun-2020 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SERAFIM, Ariane Francine. Avaliação da qualidade na formação permanente de professores no centro Paula Souza: proposta ServEduca. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Abstract: | A Formação Permanente de docentes, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento profissional do professor, apresenta-se como um espaço para desenvolvimento da prática educativa. O Centro Paula Souza, ciente da importância dessa formação, oferece programa de Formação Permanente para Professores por meio da Cetec Capacitações, departamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico. Os projetos de Formação Permanente que compõem o programa da Cetec Capacitações passam por avaliação que verifica a satisfação e percepção dos cursistas quanto às formações. No entanto, essas avaliações, apesar de atenderem parcialmente as necessidades dos gestores do Centro Paula Souza, necessitam de readequação para oferecerem informações para uma avaliação mais analítica da formação. Em função disso, o presente trabalho tem por objetivo geral propor um método de avaliação de Formação Permanente a partir de modelos de avaliação de serviços que atenda às necessidades de informações dos gestores. Considera como objetivos específicos analisar o modelo de avaliação de Formação Permanente utilizado pelo Centro Paula Souza frente aos modelos de avaliação de serviços; identificar modelos de avaliação de qualidade em serviços; levantar necessidades dos gestores dos projetos; reestruturar o modelo de avaliação de projetos e validar com os gestores da área responsável pelas formações docentes. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa exploratória a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre Gestão da Educação Profissional, Formação Inicial e Permanente de Professores, Modelos de Avaliações de Serviços e sobre a Estrutura do Centro Paula Souza. A pesquisa de campo exploratória baseou-se na análise do atual modelo de avaliação da Cetec Capacitações, entrevistas com os gestores e validação do modelo ServEduca. Os resultados indicaram que o modelo proposto neste trabalho - ServEduca, apresenta-se como um instrumento que possibilita a avaliação da qualidade das Formações Permanentes, por meio de análises das dimensões que compõem a formação, permitindo um processo de melhoria contínua. Permanent Teachers Training, within the perspective of teacher professional development, presents itself as a space for the development of educational practice. The Centro Paula Souza, aware of the importance of this training, offers a permanent training program for teachers through Cetec Capacitações, High School and Technical department. The projects of Permanent Teachers Training that make up the Cetec Capacitações´s program undergo an evaluation that verifies the satisfaction and perception of the students regarding the training. However, these evaluations, despite partially meeting the needs of the managers of Centro Paula Souza, need to be readjusted to offer information for a more analytical evaluation of formation. As a result, the present paper has the general objective of proposing a method of evaluating Permanent Teachers Training based on service evaluation models that meet the information needs of managers. It considers as specific objectives to analyze the evaluation model of Permanent Teachers Training used by Centro Paula Souza against the models of evaluation of services; identify service quality evaluation models; survey the needs of project managers; restructure the project evaluation model and validate the proposed model with the managers of the area responsible for teacher training. The method used was the qualitative exploratory approach based on bibliographic and documentary research on administration of Vocational Education, Initial and Permanent Teachers Training, Models of Service Evaluation and on the Structure of the Centro Paula Souza. The exploratory field research was based on the analysis of the current evaluation model of Cetec Capacitações, interviews with managers and validation of the ServEduca model. The results indicated that the model proposed in this work - ServEduca, presents itself as a model that allows the evaluation of the quality of Permanent Teachers Training, through analysis of the dimensions that compose the formation, allowing a process of continuous improvement. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26882 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Avaliaçãodaqualidadenaformaçãopermanente_ArianeFrancineSerafim_2020.pdf | 733.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.