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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26879
Título: | O conceito de qualidade na educação profissional e tecnológica no centro estadual de educação tecnológica Paula Souza |
Título(s) alternativo(s): | The concept of quality in professional and technological education in centro estadual de educação tecnológica Paula Souza |
Autor(es): | OLIVEIRA, André Henriques Fernandes |
Orientador(es): | DELGADO, Darlan Marcelo |
Outro(s) contribuidor(es): | VAIDERGORN, José BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Trabalho;Ensino profissional e técnico |
Data do documento: | 15-Jul-2020 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, André Henriques Fernandes. O conceito de qualidade na educação profissional e tecnológica no centro estadual de educação tecnológica Paula Souza. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Resumo: | Pensado como um elo entre a pesquisa acadêmica e sua aplicação no setor produtivo, o Centro Estadual de Educação Técnica e Tecnológica foi fundado em 1969. Em comemoração dos seus 25 anos, o reitor da UNESP encomendou a Shozo Motoyama um estudo sobre a história dessa instituição. Para ilustrar seu trabalho, o autor faz uma crônica em que narra as possibilidades de exploração do universo num não tão mais distante ano de 2069, centenário da ida do homem à lua e do próprio Centro, e quais seriam as contribuições do Paula Souza para isso. Nesse texto, vislumbra-se novamente os motivos da criação do CEETEPS e, assim, uma qualidade educacional que deve ser desenvolvida através da produção de tecnologia. De meados da década de 1990 até o fim da de 2010, além do meio século que o Centro alcançou, as políticas públicas definiram outro rumo para a instituição. Longe de contribuir como imaginava Motoyama para o conhecimento e colonização do Sistema Solar, ela se coadunou com as reformas educacionais desenhadas por organismos internacionais e que a colocam, e não só ela, mas como o próprio país, na periferia do desenvolvimento tecnológico. Neste trabalho, analisa-se como o conceito de qualidade educacional foi compreendido e norteou as políticas educacionais do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Paula Souza, durante a segunda década do século XXI. Para isso, apresenta-se um histórico com o próprio conceito de qualidade da educação a partir das reformas neoliberais das décadas de 1980 e 1990. Também, realiza-se um histórico da EPT e sua relação com a economia, a fim de mostrar que apenas pontualmente houve projetos de desenvolvimento industrial com protagonismo nacional, o que deixou o país sempre muito dependente do capital internacional. Enfim, aponta-se como essa história e o conceito de qualidade aparecem em recentes documentos que norteiam os planos de cursos e as atividades letivas do Centro, guiando o desenvolvimento pedagógico de seus cursos de Qualificação Profissional, Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Médio, quais políticas podem ser adotadas para que, ao invés de ficar à reboque de tecnologia estrangeira, possa-se se produzir tecnologia nacional. Planned as a link between academic research and its application in the productive sector, the State Center for Technological Education was founded in 1969. In commemoration of its 25 years, the president of UNESP requested a study on the history of this institution to Shozo Motoyama. To illustrate his work, the author makes a narration in which the possibilities of exploring the universe are not so far apart until 2069, the centenary of man's journey to the moon and the Centro, and Paula Souza's contributions to this. In this text, the reasons for the creation of CEETEPS are seen again and, therefore, an educational quality that must be developed through the production of technology. Between the mid-1990s to the end of 2010s, in addition to the half century that the Center achieved, another objective was defined public policies for it. Contributing as Motoyama imagined to the knowledge and colonization of the Solar System, an institution is in charge of educational reforms designed by international institutions and that place, and not only it, but as the country itself, on the periphery of technological development. In this work, it is analyzed how the concept of educational quality was understood and guided as educational policies of the State Center for Technological Education Paula Souza, during a second decade of the 21st century. For this, a history is presented with the own concept of quality of education from the neoliberal reforms of the 1980s and 1990s. Also, history of the professional and technological education and its relationship with the economy will is made, an end of exhibition that will only occur punctually, industrial development projects with national prominence, which left the country always very dependent on international capital. Finally, it is pointed out how this history and the concept of quality shown in recent documents that guide the Center's course plans and teaching activities, guiding the pedagogical development of its Professional Qualification, Technical and Technical Education Integrated into High School courses. What are the policies which can be adopted for those who, when choosing to remain in the trailer of foreign technology, national technology can be produced. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26879 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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