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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26877
Title: | Coordenador pedagógico: comunicação e desenvolvimento da competência socioemocional docente na educação profissional |
Other Titles: | Educational coordinator: communication and development of social - emotional skills in professional education |
Authors: | BERGAMO, Renata Oliveira Campos |
Advisor: | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Other contributor: | ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de PRADOS, Rosália Maria Netto |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Comunicação |
Issue Date: | 10-Feb-2021 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | BERGAMO, Renata Oliveira Campos. Coordenador pedagógico: comunicação e desenvolvimento da competência socioemocional docente na educação profissional. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Abstract: | A partir de janeiro de 2020, novas exigências foram implementadas no currículo educacional pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais dos alunos através das práticas pedagógicas dos professores, entretanto, partiu-se do pressuposto de que o corpo docente já possui suas Competências Socioemocionais consolidadas a ponto de simplesmente chegar às salas de aulas e ensinar aos seus alunos. Contudo, o professor é um sujeito em constante mudança que reflete em seu comportamento as influências do meio social em que vive, não se tratando de um sujeito pronto, mas sim aquele que também necessita de suporte, até mesmo em relação às suas próprias Competências Socioemocionais. A partir das inquietações enquanto professora e da relevância em se discutir sobre a formação docente, o presente trabalho teve por objetivo geral investigar, em um processo de aprendizagem da docência, quais práticas comunicativas do coordenador pedagógico podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Para tanto, buscou-se como referenciais teóricos teorias que têm seu eixo norteador na Comunicação, nas Competências Socioemocionais, na formação de professores e de coordenadores pedagógicos. O método utilizado foi composto por uma abordagem qualitativa, com embasamentos literário e legislativo sobre a temática relevante ao contexto apresentado, sobretudo nos estudos mais aprofundados sobre as competências socioemocionais, formação docente, coordenação pedagógica e comunicação. Por meio de uma análise temática de uma entrevista feita com a coordenadora pedagógica da instituição de ensino selecionada para presente pesquisa e das respostas do questionário aplicado aos professores sob sua orientação. A partir da análise de dados e resultados concluiu-se que os professores esperam suporte acadêmico e socioemocional do coordenador pedagógico e que as habilidades comunicacionais deste se apresentam como estratégias ideais para que isso ocorra de forma efetiva. Por fim, com intuito de que seja dada continuidade à dissertação de maneira efetiva, sugere-se, como produto desta pesquisa, aos sujeitos educacionais a formação de comunidades práticas e investigativas para reflexão e discussão sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais docentes. Since January 2020, new requirements have been implemented in the school curriculum by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) on the development of students social-emotional skills through the teachers' pedagogical practices, however, it was assumed that the teaching staff already it has consolidated its Social - emotional skills to the point of simply reaching the classrooms and teaching its students. However, the teacher is a person in constant change who reflects in their behavior the influences of the social environment where they live, They are not a ready subject, but the one who also needs support, even in relation to their own Social - emotional Skills From the concerns as a teacher and the relevance of discussing teacher training the present paper had as the general objective of investigating, in a teaching learning process, which communicative practices of the educational coordinator can contribute to the professional teaching development. Therefore, we sought as theoretical references theories that have their guidelines in Communication, in Social - emotional Skills, in the teachers training and educational coordinators. The method used was composed by a qualitative approach, with literary and legislative bases on the relevant theme to the presented context, especially in more in-depth studies on social- emotional skills, teacher training, educational coordination, and communication. Through a thematic analysis of an interview made with the educational coordinator of the selected educational institution for this research and the answers to the questionnaire applied to teachers under her guidance. From the analysis of data and results, it was concluded that teachers expect academic and social-emotional support from the educational coordinator and their communication skills are presented as ideal strategies to it happens in an effective way. Finally, to effectively continue this Master Thesis, educational subjects is suggested the creation of practical and investigative communities in order to promote reflection and discussion about the development of the teachers´ Soft Skills. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26877 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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