Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26876
Título: | Saberes, práticas e comunicação docente: o papel do professor em educação profissional |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge, practices and teaching communication: the role of the teacher in professional education |
Autor(es): | REGO, Fátima Aparecida do |
Orientador(es): | PRADOS, Rosália Maria Netto |
Outro(s) contribuidor(es): | PANHOCA, Ivone RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Comunicação |
Data do documento: | 22-Mar-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | REGO, Fátima Aparecida do. Saberes, práticas e comunicação docente: o papel do professor em educação profissional. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Resumo: | No percurso da educação profissional no Brasil existem poucas diretrizes em relação à formação dos professores dessa modalidade de ensino; sujeito advindo do mundo corporativo, que possui vasto conhecimento e experiências a compartilhar, mas não domina os saberes da prática de comunicação docente. Esta pesquisa baseia-se em concepções teóricas sobre a educação profissional, saberes e práticas docentes, com ênfase na comunicação como uma prática pedagógica. Tem por objetivo geral, identificar quais são os saberes e práticas de comunicação docente, que permitem ao professor se comunicar de forma assertiva com seus alunos para promover a aprendizagem de forma significativa. O método de pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com aplicação de um questionário eletrônico composto por perguntas abertas e fechadas, elaborado por meio do Google Formulário, e encaminhado via e-mail para 50 professores, de diferentes áreas do conhecimento, que lecionam em uma instituição privada da educação profissional e tecnológica. Após a análise dos resultados da pesquisa, ficou evidente que a maneira como os respondentes exercem suas atividades pedagógicas são muito distintas, uma vez que sua formação profissional é proveniente do meio corporativo e não pedagógico. Logo, não dominam os saberes de mediadores no processo de ensino aprendizagem, tampouco os saberes de comunicação docente. Não houve indícios de utilizarem técnicas ou práticas de comunicação no exercício de sua atividade docente e evidencia-se que há uma lacuna a ser preenchida em relação a essa questão, o que indica que uma formação em práticas de comunicação, seria apropriada. Assim, o produto desta pesquisa é uma proposta para formação do professor da educação profissional, fundamentada em princípios da comunicação docente. In the course of professional education in Brazil, there are few guidelines in relation to the training of teachers in this type of teaching; subject coming from the corporate world, who has vast knowledge and experiences to share, but does not master the knowledge of teaching communication practice. This research is based on theoretical conceptions about professional education, knowledge and teaching practices, with an emphasis on communication as a pedagogical practice. Its general objective is to identify the knowledge and practices of teaching communication, which allow the teacher to communicate assertively with his students to promote learning in a meaningful way. The research method is exploratory in nature, with a quantitative and qualitative approach, with the application of an electronic questionnaire composed of open and closed questions, elaborated through Google Forms, applied in a private institution, which offers specific courses for professional education. After analyzing the research results, it was evident that the way respondents exercise their pedagogical activities is very different, since their professional training comes from the corporate and non-pedagogical milieu, therefore, they do not dominate the knowledge of mediators teaching-learning process, nor the teaching communication knowledge. There was no evidence of using communication techniques or practices in the exercise of their teaching activity; it is evident that there is a gap to be filled in relation to this issue, which indicates that training in communication practices would be appropriate. Thus, the product of this research is a proposal for training the teacher of professional education, based on principles of teacher communication. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26876 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Saberespráticasecomunicaçãodocente_FátimaAparecidadoRego_2021.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.