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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26875
Título: | O trabalho docente orientado para a diferença/diversidade na educação profissional e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | Teaching job oriented for difference / diversity in Vocational education and training |
Autor(es): | ROSAS, Iris Renata de Carvalho |
Orientador(es): | PRADOS, Rosália Maria Netto |
Outro(s) contribuidor(es): | STANICH, Karina Alves Biasoli CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Cultura |
Data do documento: | 8-Abr-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | ROSAS, Iris Renata de Carvalho. O trabalho docente orientado para a diferença/diversidade na educação profissional e tecnológica. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021 |
Resumo: | O cenário cultural e social brasileiro, construído ao longo da história e rico em diversidade, está inserido em uma realidade plural. Entretanto, as relações cotidianas em geral ainda estão permeadas de preconceito e discriminação. A escola, como microesfera da sociedade, por vezes, acaba reproduzindo comportamentos excludentes, marginalizando culturas e fomentando conflitos. Assim, incentivar uma educação que promova o reconhecimento das diferenças, a valorização da cultura e da identidade recíproca e permita uma melhor comunicação e crescimento mútuos, tornou-se uma meta global, tendo o professor como agente de transformação. Justifica-se a presente pesquisa pela relevância de se trazer à discussão a complexidade da coexistência de múltiplas culturas, diferença e diversidade, sobretudo no âmbito escolar da educação profissional. Pretende-se como objetivos, identificar e analisar o discurso manifestado nas diretrizes e normativas legais, no que se refere à educação profissional e tecnológica, bem como a interpretação expressa por docentes e coordenação de curso de uma unidade de ensino técnico de nível médio, pertencente a uma instituição estadual de ensino técnico e tecnológico. O estudo aborda as dimensões teórico-conceituais sobre diferenças e diversidade, bem como a polissemia dos termos cultura e identidade. A fim de se considerarem as particularidades do que se pretende estudar, esta pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas com participantes selecionados por sua atuação junto à educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma análise sobre como essa temática se manifesta na respectiva legislação e como se revela na percepção dos professores. Considera- se que a identidade é a afirmação da individualidade e do pertencimento, entretanto a diferença é a negação da referência. E o respeito à diferença implica na abertura à superação de preconceitos e discriminações. Pelo que, de sua parte, a diversidade surge como o respeito às identidades e relacionamento cooperativo entre as diferenças. The Brazilian cultural and social scene, built throughout history and rich in diversity, is inserted in a plural reality. However, everyday relationships in general are still permeated with prejudice and discrimination. The school, as the microsphere of society, sometimes ends up reproducing exclusionary behaviors, marginalizing cultures and fomenting conflicts. Thus, encouraging an education that promotes the recognition of differences, the appreciation of culture and reciprocal identity and allows for better communication and mutual growth, has become a global goal, with the teacher as an agent of transformation. This research is justified by the relevance of bringing to discussion the complexity of the coexistence of multiple cultures, difference and diversity, especially in the school context of professional education. The objectives are to identify and analyze the discourse expressed in the normative and legal guidelines, with regard to professional and technological education, as well as the interpretation expressed by teachers and course coordination of a teaching unit at a state educational institution. technical and technological. The study addresses the theoretical and conceptual dimensions of differences and diversity, as well as the polysemy of the terms culture and identity. In order to consider the particularities of what we intend to study, this research is exploratory, with a qualitative approach, carried out through interviews with participants selected for their work with vocational education and training. It is an analysis of how this theme is manifested in the respective legislation and how it is revealed in the perception of teachers. Identity is considered to be the affirmation of individuality and belonging, however the difference is the negation of the reference. And respect for difference implies an openness to overcoming prejudice and discrimination. Therefore, for its part, diversity emerges as respect for identities and a cooperative relationship between differences. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26875 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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