Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26871
Title: | As contribuições da educação corporativa para os processos de comunicação interna: estudo em uma instituição financeira na perspectiva dos funcionários |
Other Titles: | The contributions of corporate education to internal communication process: study in a financial institution from the perspective of employees |
Authors: | PERDIGÃO, Adriane Camargo Rezende |
Advisor: | KANAANE, Roberto |
Other contributor: | EBOLI, Marisa Pereira LANGHI, Celi |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Instituições financeiras;Comunicação organizacional;Comunicação interna |
Issue Date: | 15-Apr-2021 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | PERDIGÃO, Adriane Camargo Rezende. As contribuições da educação corporativa para os processos de comunicação interna: estudo em uma instituição financeira na perspectiva dos funcionários. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de Educação Corporativa e sua influência na Comunicação Interna vigente em uma Instituição Financeira. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa pretendeu caracterizar ações e práticas adotadas pela Instituição quanto à Educação Corporativa sob a perspectiva dos colaboradores; analisar os meios de Comunicação Interna utilizados pela Instituição Financeira sob a perspectiva dos funcionários; verificar a opinião dos colaboradores quanto à eficácia dos processos de Educação Corporativa no âmbito da Comunicação Interna e identificar a opinião dos mesmos quanto às competências técnicas e comportamentais, relacionadas à Comunicação Interna, que estão sendo requeridas no contexto atual do mercado financeiro. A pesquisa teve caráter exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos meios de investigação este trabalho pode ser classificado como um estudo de caso. Foi utilizado um questionário com perguntas fechadas e abertas, que usou a Escala Likert de 05 pontos. As perguntas foram enviadas à uma amostra não probabilística, por conveniência da pesquisadora, de colaboradores da referida instituição. Os sujeitos da pesquisa foram 278 funcionários. Os resultados sinalizaram competências técnicas e comportamentais que os respondentes consideram relevantes no contexto atual do mercado financeiro. Identificou-se que a Educação Corporativa exerce um papel relevante na viabilização das ações de Comunicação e concluiu-se que os objetivos estabelecidos foram alcançados. O estudo sugere a utilização de um Workshop que promova a reflexão sobre o papel dos funcionários nos processos comunicativos por meio de atividades que o auxiliem no aprimoramento desta competência The present work aimed to analyze the process of Corporate Education and its influence on the Internal Communication in force in a Financial Institution. To carry out this research, a Financial Institution. As for the specific objectives, the research intended to characterize actions and practices adopted by the institution regarding Corporate Education from the perspective of employees; analyze the means of Internal Communication used by the Financial Institution from the perspective of employees; verify the opinion of employees as to the effectiveness of Corporate Education processes within the scope of Internal Communication and identify their opinion regarding technical and behavioral skills, related to Internal Communication, which are being required in the current context of the financial market context. The research has an exploratory-descriptive character, with a qualitative and quantitative approach. As for the means of investigation, this work can be classified as a case study. Data collection occurred through the use of a questionnaire with closed and open questions, which used the Likert Scale of 05 points. The questions were sent to a non-probabilistic sample, for the convenience of the researcher, of employees of that institution. The research subjects were 278 employees. The results signaled technical skills and behavioral skills that respondents consider relevant in the current context of the financial market. It was identified that Corporate Education plays an important role in making Communication actions feasible and it was concluded that the established objectives were achieved. The study proposes a workshop that includes reflection on the role of employees in communicative processes and activities that assist in improving this competence. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26871 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Ascontribuiçõesdaeducaçãocorporativa_AdrianeCamargoRezendePerdigão_2021.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.