Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26870
Título: | Qualidade na gestão escolar: as melhorias contínuas em instituição de educação profissional |
Título(s) alternativo(s): | Quality in school management: continuous improvements in professional education institutions |
Autor(es): | VASCONCELOS, Vinicius Miekusz Salgado de |
Orientador(es): | GIORDANO, Carlos Vital |
Outro(s) contribuidor(es): | MEDEIROS JÚNIOR, Alberto de MACHADO, Michel Mott |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Avaliação institucional |
Data do documento: | 26-Abr-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | VASCONCELOS, Vinicius Miekusz Salgado de. Qualidade na gestão escolar: as melhorias contínuas em instituição de educação profissional. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Resumo: | A melhoria contínua nos processos internos das instituições de educação profissional se destaca como assunto relevante para a gestão acadêmica, em termos de propiciar as melhores práticas para o funcionamento da unidade de ensino. O objetivo da investigação é analisar o uso dos princípios da administração na gestão escolar, em especial a escola da qualidade. O Centro Paula Souza dispõe de indispensável ferramenta, baseada em indicadores, para a avaliação dos processos internos das unidades, nomeada Observatório Escolar. O enfoque da pesquisa é quantitativo, incluindo os alcances descritivo, exploratório e correlacional, tendo como coleta de dados as indicações apontadas para uma Etec. O instrumento, a partir de múltiplos olhares, permite a avaliação das práticas escolares. Os resultados indicam avanços em práticas desenvolvidas e diferenças oportunas nas pontuações atribuídas, que subsidia ou subsidiarão a tomada de decisão para melhoria de processos. The continuous improvement in the internal processes of professional education institutions stands out as a relevant issue for academic management, in terms of providing the best practices for the operation of the teaching unit. The aim of the investigation is to analyze the use of administration principles in school management, especially the quality school. The Paula Souza Center has an indispensable tool, based on indicators, for assessing the internal processes of the units, called the School Observatory. The focus of the research is quantitative, including the descriptive, exploratory and correlational scopes, with the data collection indicating the indications for an Etec. The instrument, from multiple perspectives, allows the evaluation of school practices. The results indicate advances in practices developed and opportune differences in the scores attributed, which subsidize or will subsidize decision-making to improve processes. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26870 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Qualidadenagestãoescolar_ViniciusMiekuszSalgadodeVasconcelos_2021.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.