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Title: Cultura técnica, saberes do trabalho e a formação do tecnólogo em construção civil
Other Titles: Technical culture, working know-hows and the education of the civil construction technologist
Authors: CECÍLIO, Luiz Eduardo Camargo dos Santos
Advisor: FREIRE, Emerson
Other contributor: VICENTIN, Diego Jair
MACHADO, Michel Mott
type of document: Dissertação
Keywords: Construção civil;Educação;Trabalho;Cultura;Tecnologia;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 22-Jun-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: CECILIO, Luiz Eduardo Camargo dos Santos. Cultura técnica, saberes do trabalho e a formação do tecnólogo em construção civil. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021
Abstract: Esta pesquisa propõe um estudo sobre os significados e desafios para o estabelecimento de uma cultura técnica e como ela se dá na relação com os saberes do trabalho, enquanto fruto de uma formação profissional e tecnológica. A problemática que se coloca é a de como a cultura técnica se estabelece na relação com os saberes do trabalho no contexto de uma formação profissional e tecnológica. Para tanto, foi utilizada a formação do tecnólogo em construção civil como objeto de pesquisa. A metodologia da pesquisa conta com uma análise bibliográfica, teórico- referencial, para a fundamentação dos conceitos de cultura técnica e saberes do trabalho. Os estudos bibliográficos sobre cultura técnica, educação e trabalho, formação do tecnólogo foram seguidos de uma pesquisa documental, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, na análise do eixo tecnológico, do projeto político pedagógico, de ementas de disciplinas técnicas e demais aspectos relativos à formação e ao perfil profissional do tecnólogo em construção civil através de documentos como o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o projeto pedagógico de um curso superior de Tecnologia da Construção Civil, relatórios e leis relacionadas à formação e ao mercado da construção civil em geral, bem como uma breve análise histórica da formação. Foram feitas entrevistas com docentes e gestores de cursos superiores de tecnologia, e com um mestre de obras que atua diretamente com ensino de técnicas de construção. Percebeu-se que, independentemente dos desdobramentos tecnológicos na área da construção civil, os saberes tradicionais do trabalho conformam um elemento relevante para a formação do tecnólogo pensando na concepção de uma cultura técnica. Este estudo busca contribuir para o avanço das discussões sobre o papel do profissional tecnólogo na cultura contemporânea.
This research proposes a study on the meanings and challenges for establishing a technical culture and the way how it takes place in the relationship with the working know-hows, as the result of the professional and technological education. The issue that arises is how technical culture is established in the relationship with work know- hows in the professional and technological training context. For this purpose, the research object used was that of the education of the civil construction technologist. The methodology of the research contains a bibliographic, theoretical-referential analysis, for the foundation of the concepts of both the technical culture and the working know-hows. The bibliographic studies on technical culture, education and work, technologist training were followed by a descriptive documentary research with a qualitative approach, in the analysis of the technological axis, the pedagogical political project, syllabus of technical disciplines, as well as other aspects related to the education and to the professional profile of the civil construction technologist, through documents such as the National Catalog of University Degrees Technology Courses, the pedagogical project of one University Degree in Civil Construction Technology, reports and laws related to training and the civil construction market in general, and also a brief historical analysis of the education. Interviews were carried out with the teaching staff and managers of undergraduate technology courses, as well as with a foreman who directly works with the teaching of construction techniques. It was noticed that, regardless of the technological developments in the area of civil construction, the traditional knowledge of work constitutes a relevant element for the formation of the technologist thinking about the conception of a technical culture. This study seeks to contribute to the advancement of discussions on the role of professional technologists in contemporary culture.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26866
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