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Título: O inglês como meio de instrução (EMI) na educação profissional: possibilidades e desafios para a formação docente
Título(s) alternativo(s): English as a medium of instruction (EMI) in professional education: possibilities and challenges for teacher education
Autor(es): IGNÁCIO, Fabiana
Orientador(es): RAMIREZ, Rodrigo Avella
Outro(s) contribuidor(es): DEL CORONA, Márcia de Oliveira
PRADOS, Rosália Maria Netto
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Comunidades;Prática de ensino;Pós-graduação
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: IGNÁCIO, Fabiana. O inglês como meio de instrução (EMI) na educação profissional: possibilidades e desafios para a formação docente. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Resumo: A globalização tem marcado intensamente as primeiras décadas do século XXI, e esse processo tem refletido na educação de ensino superior, o que contribui para a internacionalização das instituições de ensino superior (IES), inclusive no Brasil. A ascensão da língua inglesa à condição de língua internacional traz mudanças paradigmáticas para o seu ensino e uso. Consequentemente, haverá fortes implicações no trabalho e na formação do docente (RAMIREZ, 2014), especialmente do professor de conteúdo, objeto deste trabalho. Nesse sentido, considera-se a importância da língua inglesa no mundo acadêmico, o que justifica a expansão do English as a Medium of Instruction (EMI, inglês como meio de instrução em português), nas universidades internacionais e nacionais. O perfil da investigação é derivado de estudos realizados na linha de pesquisa Formação do Formador, alinhado ao projeto Saberes e Trabalho Docente da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, desenvolvido em colaboração no grupo cadastrado no diretório CNPq Saberes e trabalho docente em Educação Profissional. Esta pesquisa se propõe a analisar as possibilidades, os saberes e os desafios para a formação do docente de conteúdo no EMI na educação profissional, com foco na pós-graduação lato sensu de uma instituição pública estadual de São Paulo. Graddol (2006), Dearden (2014 a-b), Baird (2017), Martinez (2016), Gimenez (2018/2019), Jenkins (2011), Seidlhofer (2014), Shulman (1987, 2014), entre outros, fundamentam os eixos norteadores sobre EMI, Formação do Formador e Comunidades de Prática, que compõem o referencial teórico desta pesquisa. A metodologia apoia-se em uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem a e qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: um questionário aplicado aos docentes e discentes e uma entrevista semiestruturada aplicada aos docentes ambos da pós-graduação lato sensu, bem como a pesquisa bibliográfica e a análise do documento de política linguística da instituição lócus da pesquisa. Conclui-se que após a identificação dos saberes, dos desafios e das possibilidades do EMI no ensino superior, os docentes mostraram-se dispostos e confiantes quanto à implantação do EMI nos cursos de pós- graduação lato sensu. Como produto desta pesquisa, será feita uma proposta de formação do docente de conteúdo para o EMI, que inclua a criação de comunidades de prática como um espaço de desenvolvimento profissional para esses docentes.
Globalization has intensely marked the first decades of the 21st century, and this process has reflected on higher education, which contributes to the internationalization of higher education institutions (HEIs), including in Brazil. The rise of the English language to the status of an international language brings paradigmatic changes to its teaching and use. Consequently, there will be strong implications for the work and education of teachers (RAMIREZ, 2014), especially for the content teacher, the object of this work. In this sense, the importance of the English language in the academic world is considered, which justifies the expansion of English as a Medium of Instruction (EMI) in international and national universities. The investigation profile is derived from studies carried out in the Teacher Education research line, aligned with the Knowledge and Teaching Work project of the CEETEPS Postgraduate, Extension and Research Unit, developed in collaboration with the group registered in the CNPq directory Knowledge and Teaching work project in Professional Education. This research aims to analyze the possibilities, knowledge, and challenges for the training of content teachers in EMI in professional education, focusing on the lato sensu postgraduate program of a state public institution in São Paulo. Graddol (2006), Dearden (2014 a-b), Baird (2017a-f), Martinez (2016), Gimenez (2018/2019), Jenkins (2011), Seidlhofer (2014), Shulman (1987, 2014), among others, underpin the axes guidelines on EMI, Teacher Education, and Communities Of Practice, which make up the theoretical framework of this research. The methodology is supported by descriptive exploratory research with a qualitative approach. The data collection instruments used are a questionnaire applied to professors and students and a semi-structured interview applied to professors both from the lato sensu postgraduate program, as well as bibliographic research and analysis of the linguistic policy document of the institution locus of research. It is concluded that after identifying the knowledge, challenges, and possibilities of EMI in higher education, professors were willing and confident about the implementation of EMI in the postgraduate lato sensu program. As a product of this research, a proposal will be made for training content teachers for EMI, which includes creating communities of practice as a space for professional development for these teachers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26863
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