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Title: Competências socioemocionais presentes no currículo do ensino técnico em administração integrado ao ensino médio – novotec integrado
Other Titles: Social and emotional skills in vocational education and training: the management technical course – novotec
Authors: HILDEBRANDO, Vanessa
Advisor: CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: HENRIQUES, Susana Alexandra Frutuoso
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Currículo;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 30-May-2022
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: HILDEBRANDO, Vanessa. Competências socioemocionais presentes no currículo do ensino técnico em administração integrado ao ensino médio – novotec integrado. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2022.
Abstract: Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e a Lei do Novo Ensino Médio, Lei nº13.415 de 2017 (BRASIL, 2017); o debate sobre as questões curriculares intensificou-se no contexto nacional: o que deveria ser preservado? O que poderia ser modificado, introduzido ou abandonado? Nesta direção, o reconhecimento das competências socioemocionais pelas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e para a educação profissional, por si, se constituiria em um objeto de investigação importante. Na presente pesquisa pretendeu-se reconhecer como as competências socioemocionais são apresentadas nos currículos dos cursos Novotec Integrado no Estado de São Paulo – enfatizando o ‘Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração’, implantado inicialmente nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde o ano de 2018. Para tal, utilizamos a pesquisa documental sobre os programas curriculares do curso técnico em Administração, com fundamentação na legislação vigente e estudos realizados por variados autores. Na análise dos documentos curriculares foi identificada a presença das competências socioemocionais de modo difuso, dentre outras habilidades e competências gerais previstas nos planos de curso, ao mesmo tempo que o trabalho em grupo foi o elemento mais solicitado na prescrição. Constatou-se ainda que há uma atenção da instituição ao tema das competências socioemocionais na oferta de formações em serviço e orientações à equipe gestora e professores das unidades de ensino desde 2019, além da publicação de documentos de suporte aos programas curriculares. O perfil da investigação foi derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, desenvolvido em colaboração no grupo cadastrado no diretório CNPq ‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes em escolas técnicas e faculdades de tecnologia públicas ligadas ao Centro Paula Souza e outras instituições da educação profissional e tecnológica.
With the approval of the National Common Curriculum Basis for High School and the New High School Law, No. 13.415 (BRASIL, 2017); the discusses on curricular issues intensified in the national context: what should be preserved? What could be modified, introduced or abandoned? The recognition of social and emotional skills by the national curriculum guidelines for secondary education and vocational education, in itself, would constitute an important object of investigation. In the present research it was intended to recognize how social and emotional skills are presented in the curricula of the Novotec Integrated courses in the State of São Paulo - emphasizing the 'High School with Technical Professional Qualification in Management', initially implemented in the State Technical Schools of the State Center for Technological Education “Paula Souza” since 2018. To this end, we used documentary research on the curricular programs of the technical courses in Administration, based on current legislation and studies carried out by various authors. In the analysis of the curricular documents, the presence of social and emotional skills was identified in a diffuse way, among other general skills foreseen in the course plans, while group work was the most requested element in the prescription. It was also found that the institution has paid attention to the issue of social and emotional skills in the provision of in-service training and guidance to the management team and teachers since 2019, in addition to the publication of documents supporting the curricular programs. The investigation profile was derived from studies carried out in the 'Policies, Management and Evaluation' research line, aligned with the 'Conceptions and Policies of Vocational Education and Training' project of the CEETEPS Postgraduate Studies, Extension and Research Unit, developed in collaboration with the group registered in the CNPq directory 'Management, Administration and Culture of Vocational Education – GEACEP'; which addresses educational, political and managerial aspects present in technical schools and public technology colleges linked to the Paula Souza Center and other institutions of vocational education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26862
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