Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26858
Título: | Formação continuada de profissionais para a educação corporativa |
Título(s) alternativo(s): | Continuing training of professionals for corporate education |
Autor(es): | PEREIRA, Eduardo Domingues |
Orientador(es): | LANGHI, Celi |
Outro(s) contribuidor(es): | MOREIRA, Rogério Bandeira de Melo KANAANE, Roberto |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação |
Data do documento: | 27-Jun-2022 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | PEREIRA, Eduardo Domingues. Formação continuada de profissionais para a educação corporativa. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo é analisar como ocorre o processo de formação dos formadores que atuam na área de Educação Corporativa em uma empresa de origem europeia situada no Brasil. Como objetivos específicos foram analisados e avaliados os principais fundamentos da Educação Corporativa; como ocorreu o preparo de profissionais da Educação Corporativa com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sua atuação profissional, frente as necessidades de adaptação impostas pela pandemia de COVID-19; e o resultado da avaliação de satisfação de clientes de uma determinada empresa quanto à atuação de seus formadores ao executarem Programas de Educação Corporativa. A metodologia usada foi estudo de caso composto por análise documental e pesquisa survey. Os resultados demonstram que os formadores tiveram dificuldades na adaptação ao novo cenário e que isto foi pontualmente percebido pelos alunos. O resultado das análises possibilitou a elaboração de um programa de formação inicial para os formadores que atuam na Educação Corporativa. This research is linked to the Training of the Trainer Research Line and the Teaching and Learning Research Project of the Professional Master's Program in Management and Development of Professional Education of the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. The objective is to analyze how the training process of trainers who work in the area of Corporate Education occurs in a European origin company located in Brazil. As specific objectives, the main foundations of Corporate Education were analyzed and evaluated; how was the preparation of Corporate Education professionals with the use of Information and Communication Technologies in their professional performance, facing the adaptation needs imposed by the COVID-19 pandemic; and the result of the evaluation of customer satisfaction of a particular company regarding the performance of its trainers when executing Corporate Education Programs. The methodology used was a case study composed of document analysis and survey research. The results show that the trainers had difficulties in adapting to the new scenario and that the students punctually perceived this. The result of the analysis made it possible to design an initial training program for trainers working in Corporate Education |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26858 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Formaçãocontinuadadeprofissionais_EduardoDominguesPereira_2022.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.