Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26854
Título: | Educação profissional apoiada pelo work-based learning no programa de residência multiprofissional em unidade hospitalar pública |
Título(s) alternativo(s): | Professional education supported by Work-based Learning in the multiprofessional residency program in a public hospital |
Autor(es): | VIANA, Eliana Yuko Shishiba |
Orientador(es): | GIORDANO, Carlos Vital |
Outro(s) contribuidor(es): | MAÑAS, Antonio Vico KANAANE, Roberto |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem;Neonatologia;Competência profissional;Treinamento profissional |
Data do documento: | 27-Mar-2023 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | VIANA, Eliana Yuko Shishiba. Educação profissional apoiada pelo Work-based Learning no programa de residência multiprofissional em unidade hospitalar pública. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023. |
Resumo: | O objetivo da investigação se pauta em examinar a aplicação, acompanhar os processos e averiguar os resultados do uso da metodologia Aprendizagem baseada no Trabalho (WbL, em inglês) em instituição da rede hospitalar pública dedicada à assistência perinatal, dotada de programa de residência multiprofissional. Os métodos assumidos na averiguação se embasam, sobretudo, no relato de caso e na pesquisa-ação, explanando os procedimentos e as orientações nutricionais às mães, e aos cuidados com os bebês prematuros ou nascidos em tempo normal, realizados por residentes originários de instituições de ensino, em vários cenários de prática na instituição hospitalar, abordando principalmente o ambulatório de nutrição e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, acompanhados por preceptora. Baseando-se nos resultados alcançados, considera-se que a metodologia utilizada se manifestou promissora em termos de ensino e aprendizagem e, também, como estimuladora da sedimentação dos conhecimentos fundamentados em práticas concretas, mediadas por preceptora. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social. The objective of the investigation is based on examining the application, monitoring the processes and verifying the results of the use of the Work-Based Learning (WbL) methodology in a public hospital institution dedicated to perinatal care, with a multiprofessional residency program. The methods assumed in the investigation are based, above all, on case reports and action research, explaining the procedures and nutritional guidelines for mothers, and care for premature babies or babies born at normal time, carried out by residents from institutions of teaching, in various practice scenarios at the hospital institution, addressing mainly the nutrition outpatient clinic and the Neonatal Intensive Care Unit, accompanied by a preceptor. Based on the results achieved, it is considered that the methodology used proved to be promising in terms of teaching and learning, and also as a stimulator of the sedimentation of knowledge based on concrete practices, mediated by a preceptor. The investigation comes from studies carried out in the Trainer Training Research Line, adhering to the Teaching and Learning research project of the Postgraduate, Extension and Research Unit of CEETEPS and to the subproject developed with the group registered in the CNPq directory that addresses teaching practices and learning practices consistent with local and regional realities, inserted in the computerized world, adhering to the development of competences aimed at professional training and which favor social inclusion. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26854 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_EducaçãoprofissionalapoiadapeloWorkbasedLearning_ElianaYukoShishibaViana_2023.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.