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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26843
Título: | Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes |
Título(s) alternativo(s): | Financial education as a transversal theme in professional education: challenges for the training of educators of young apprentices |
Autor(es): | DITTA, Aline Wanderley Camisassa |
Orientador(es): | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Outro(s) contribuidor(es): | PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos PRADOS, Rosália Maria Netto |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação financeira |
Data do documento: | 28-Mar-2023 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | DITTA, Aline Wanderley Camisassa. Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o cenário atual da formação de educadores de jovens aprendizes com relação ao tema Educação Financeira, a fim de propor uma estratégia de formação que contemple o professor como sujeito produtor do conhecimento. O tema escolhido é decorrente da atuação na área de Educação Financeira e capacitação de jovens para o mercado de trabalho; alinhado aos estudos da linha de pesquisa ‘Formação do Formador’ na qual se insere o projeto ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na cidade de São Paulo. Considera-se que, para o ensino de Educação Financeira, o educador deve ter um arcabouço de conhecimentos e conceitos desenvolvidos em sua formação inicial, formação continuada ou que sejam decorrentes de conhecimentos adquiridos na sua experiência prática. Influenciam também na prática docente em Educação Financeira os conhecimentos adquiridos na gestão dos próprios recursos financeiros e a influência da sociedade na qual estão inseridos os educadores. Para se entender a questão, como lente teórica, apoia-se nos estudos de Zygmunt Bauman, Eduardo Giannetti sobre a sociedade de consumidores; de António Nóvoa, Antoni Zabala, Maurice Tardif e Lee Shulman na área de saberes docentes, formação do educador e comunidades de prática; e de Francisco Imbernón e Maria da Glória Gohn nos estudos sobre formação docente profissional e Educação Não Formal. A metodologia usada foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, utilizando-se como métodos de coleta e de análise de dados:
(i) revisão bibliográfica de literatura específica sobre o tema; (ii) análise documental de documentos institucionais e legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise temática. Como produto da presente dissertação, apresenta-se uma proposta para a elaboração de formação continuada e implementação de comunidades de prática para a formação dos educadores em Educação Financeira que atuam com jovens aprendizes – público-alvo da presente pesquisa. This work aims to investigate the current scenario of teacher education of young apprenticeships related to Financial Education, with a view to proposing a training strategy that considers the teacher as a subject that produces knowledge. The theme chosen stems from the researcher´s professional experience in the area of Financial Education and training of young people for the job market and is aligned with the studies of the line of research 'Training the Trainer' inserted in the project 'Knowledge and Teaching Work' of the Postgraduate Unit, Extension and Research at CEETPS – State Center for Technological Education Paula Souza, in the city of São Paulo. It is considered that for the teaching of Financial Education, educators must have a framework of knowledge and concepts developed either in their initial education/continuing education or resulting from knowledge acquired in their practical experience. Also influencing the teaching practice in Financial Education are the knowledge acquired in the management of one's own financial resources and the influence of the society in which educators are inserted. In order to understand the question, the theoretical lens is based on the studies of Zygmunt Bauman, Eduardo Giannetti on the society of consumers; António Nóvoa, Antoni Zabala, Maurice Tardif and Lee Shulman in the area of teaching knowledge, teacher education and communities of practice; and Francisco Imbernón and Maria da Glória Gohn in studies on professional teacher education and non-formal education. The methodology used was an applied research, with a qualitative approach, using the following data collection methods: (i) bibliographic review of specific literature on the subject; (ii) document analysis of institutional documents and legislation; (iii) field research; and (iv) thematic analysis. As a product of this dissertation, a proposal is presented for continuing education and the implementation of communities of practice for the training of educators in Financial Education who work with young apprentices– the target audience of this research. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26843 |
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