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Título: A afetividade na educação profissional técnica: estudos de caso
Título(s) alternativo(s): Affectivity in technical professional education: case studies
Autor(es): FRANÇA, Rose Aparecida de
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): COVIC, Amália Neide
RAMIREZ, Rodrigo Avella
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Competência profissional;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: FRANÇA, Rose Aparecida de . A afetividade na educação profissional técnica: estudos de caso. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Resumo: Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre a afetividade na Educação Profissional Técnica e seu impacto na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho. O interesse por esta temática surgiu a partir da reflexão sobre a prática docente da pesquisadora acerca de seu relacionamento com os alunos da Educação Profissional Técnica e as metodologias adotadas em suas aulas em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Este estudo fundamenta-se em teorias da educação e da educação profissional, tendo por base estudiosos como Carl Rogers, Henri Wallon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Maurice Tardif, José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, entre outros. O presente trabalho teve por objetivo identificar o comportamento afetivo na relação professor-aluno diante do processo de aprendizagem de competências direcionadas ao contexto profissional. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, descritivo e estudo de casos múltiplos. Esta pesquisa possibilitou apreender que a afetividade na relação professor-aluno, sob a ótica docente e discente, impacta na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho, sendo estas as habilidades e competências socioemocionais como: trabalho em equipe, resolução colaborativa de problemas, tomadas de decisão, comunicação, empatia e criatividade, além das competências técnicas. Identificou-se, entretanto, que há professores que consideram predominantemente os aspectos formais da Educação Profissional Técnica, ou seja, o conteúdo, a relação estritamente profissional centrada nos conhecimentos objetivos e técnicos. A proposta de produto refere-se à aplicação de “Workshops Vivenciais” com a finalidade de instrumentalizar os atores envolvidos no processo de Ensino Profissional Técnico, a partir do comportamento socioemocional, envolvendo as concepções da afetividade, segundo estratégias, táticas e vivências na prática intencional da afetividade em sala de aula, contribuindo com a aprendizagem e a aquisição de competências para o trabalho.
This study was developed together with the Professional Master's Program in Management and Development of Professional Education, at the State Center for Technological Education Paula Souza, in the area of Professional Education, linked to the research line Formation of the Trainer, in the research project Teaching and Learning. This is a study on affectivity in Technical Professional Education and its impact on learning and on the acquisition of skills for work. The interest in this theme arose from reflection on the researcher's teaching practice regarding her relationship with Technical Professional Education students and the methodologies adopted in her classes in relation to the teaching-learning process. This study is based on theories of education and professional education, with the following scholars: Carl Rogers, Henri Wallon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Maurice Tardif, José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, among others. This study aimed to identify the affective behavior in the teacher/student relationship in the face of the learning process of competences directed to the professional context. The methodology dealt with research of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, with an exploratory, descriptive character and multiple case studies. This research made it possible to apprehend that the affectivity in the teacher-student relationship, from the perspective of teachers and students, impacts learning and the acquisition of skills for work, these being socio- emotional skills and competences such as: teamwork, collaborative problem solving, decision-making, communication, empathy and creativity, in addition to technical skills. It was identified, however, that there are teachers who predominantly consider the formal aspects of Technical Professional Education, that is, the content, the strictly professional relationship centered on objective and technical knowledge. The product proposal refers to the application of "Experiential Workshops" with the purpose of instrumentalizing the actors involved in the Technical Professional Education process, based on socio- emotional behavior, involving the concepts of affectivity, according to strategies, tactics and experiences in intentional practice affectivity in the classroom, contributing to learning and the acquisition of skills for work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26842
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