Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26841
Title: | Multiletramentos no ensino superior tecnológico: perspectivas de linguagens no trabalho docente |
Other Titles: | Multiliteracies in technological higher education: language perspectives in teaching work |
Authors: | ALMEIDA, Luciana dos Santos |
Advisor: | PRADOS, Rosália Maria Netto |
Other contributor: | APARÍCIO, Ana Sílvia Moço RAMIREZ, Rodrigo Avella |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação |
Issue Date: | 28-Mar-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | ALMEIDA, Luciana dos Santos. Multiletramentos no Ensino Superior Tecnológico: Perspectivas de Linguagens no Trabalho Docente. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa partiu de estudos desenvolvidos no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Trata de um estudo sobre o saber e o fazer docente no ensino superior de graduação tecnológica no contexto contemporâneo e exigências impostas pelo mercado de trabalho na formação do profissional. Esse novo quadro sociocultural e tecnológico trouxe mudanças para as diferentes tarefas humanas e o professor, cada vez mais, deve se transformar, buscando formas de alterar e adaptar suas práticas docentes para acompanhar tais mudanças e ainda assim ser capaz de alcançar seus objetivos pedagógicos. O presente trabalho tem por objetivo geral identificar multiletramentos utilizados no Ensino Superior Tecnológico e suas contribuições para a prática pedagógica do docente. Os objetivos específicos são: a) compreender o que são multiletramentos; b) identificar os tipos de multiletramentos e refletir sobre sua aplicabilidade no Ensino Superior Tecnológico; c) identificar mídias digitais por meio das quais os professores exploram conteúdo e d) analisar os sucessos e as dificuldades encontradas pelos docentes no uso dos multiletramentos. A metodologia, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir da aplicação de uma pesquisa com questionário, criada por meio do Google Forms, e após este levantamento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que no trabalho docente as diferentes linguagens e tecnologias da informação e comunicação estão presentes e são de grande contribuição para a formação do tecnólogo. O produto proposto ao final deste percurso foi um workshop para docentes do ensino superior tecnológico sobre os multiletramentos e sua aplicabilidade. This research was grounded in studies developed within in the Knowledge and Teaching Work project, in the Trainer's Training line of research, in the master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work. It is a study on the knowledge and practice of teaching in higher education of technological graduation in the contemporary context and demands imposed by the job market on professional training. This new sociocultural and technological framework has brought about changes to the different human tasks and, consequently, the teacher must increasingly transform themselves, seeking ways to alter and adapt their teaching practices to keep up with such changes and still be able to achieve their pedagogical objectives. The general objective of this study is to identify multiliteracies used in Technological Higher Education and their contributions to the teacher´s pedagogical practices. The specific objectives are: a) to comprehend what multiliteracies are; b) identify the types of multiliteracies and reflect on their applicability in Higher Technological Education; c) identify digital media through which teachers explore content and d) analyze successes and difficulties encountered by teachers in the use of multiliteracies. The methodology, of an exploratory nature and qualitative approach, was developed from the application of a questionnaire-based survey, created through Google Forms, and after this survey, semi-structured interviews and content analysis were carried out. The research results revealed that in the teaching work, different languages and information and communication technologies are present and are of great contribution to the formation of the technologist. The product proposed at the end of this research was a workshop for teachers in technological higher education on multiliteracies and their applicability. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26841 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_MultiletramentosnoEnsinoSuperiorTecnológico_LucianadosSantosAlmeida_2023.pdf | 7.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.