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Title: Saberes docentes sobre a inclusão do PCD no mercado de trabalho: a educação profissional na área da saúde
Other Titles: Teaching knowledge about the inclusion of PWD in the job market: professional education in the health area
Authors: CARVALHO, Daniel Ferreira de
Advisor: PRADOS, Rosália Maria Netto
Other contributor: COSTA, Leila Pessôa da
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Inclusão social
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: CARVALHO, Daniel Ferreira de. Saberes docentes sobre a inclusão do PCD no mercado de trabalho: a educação profissional na área da saúde. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Abstract: A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do projeto de Saberes e Trabalho Docente, na linha Formação do Formador do programa de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e pertence à área de concentração Educação e Trabalho. A abordagem realizada neste trabalho vai ao encontro de se discutirem anseios mundiais de se incluir o indivíduo enquanto ser social, mesmo tratando-se de uma pessoa com deficiência. Mesmo que de forma adaptada o PCD tem o direito de participar de todos os processos sociais. Justifica-se esta pesquisa, pois tem o desafio de mostrar que os mecanismos legais devem estar amparados nos educacionais e, desta forma, também na educação profissional, para transformar o trabalho docente com o PCD em algo que realmente fará sentido quanto à inclusão, não só para o seu exercício de cidadania, mas também para a sua formação integral. Fundamenta-se na legislação vigente, quanto à trajetória do PCD no Brasil, além de estudos sobre a educação profissional, a inclusão social e a educacional. O objetivo geral, desta pesquisa é analisar as estratégias e métodos no trabalho docente sobre a inclusão social e educacional do PCD. Como objetivos específicos, pretendemos discutir a inclusão social e o percurso histórico de políticas públicas para o PCD; e analisar a inclusão educacional do surdo quanto aos saberes docentes na área da saúde. A metodologia da pesquisa, de natureza aplicada, é de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com relato de experiência. Como um produto, apresenta-se como proposta um programa de formação continuada, a ser desenvolvida em uma unidade de educação técnica e a elaboração de um manual de boas práticas docentes sobre a inclusão do surdo em educação profissional sobre a inclusão do surdo no ensino técnico profissionalizante, na área da saúde. A prática docente com o surdo apresenta desafios, uma vez que alguns trabalhos tiveram abordagem semelhantes, porém o universo do surdo ainda contém muitos paradigmas.
The research presented here was developed within the project of Knowledge and Teaching Work, in the line Training of the Trainer of the program of Management and Development of Professional Education and belongs to the area of concentration Education and Work. The approach taken in this work meets the worldwide aspirations to include the individual as a social being, even in the case of a person with a disability. Even if in an adapted way the PWD has the right to participate in all social processes, therefore its limitation, becomes a pseudo- limitation. This research is justified because it has the challenge of showing that the legal mechanisms must be supported by educational and, in this way, also in professional education, transform the teaching work with the PWD into something that will really make sense regarding inclusion, not only for their exercise of citizenship, but also for entry into the labor market. It is based on current legislation regarding the trajectory of the PWD in Brazil, as well as studies on professional education and educational inclusion. The general objective of this research is to create a model of orientation to teachers, so that they can work efficiently with the PWD, more specifically the deaf, aiming at professional technical training and the labor market. And, as specific objectives, it intends to create practical instruments that make the proposal viable, such as a training or even a manual of good practices that meets the expectations of teachers and students. The research methodology, of an applied nature, is of qualitative approach. This is an exploratory and descriptive research with experience report. As a product, a manual of good practices on the inclusion of the deaf in vocational technical education in the health area is proposed. The teaching practice with the deaf presents challenges, since some studies had a similar approach, but the universe of the deaf still contains many paradigms.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26833
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