Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26830
Title: | O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica |
Other Titles: | The communication process and intergenerational relationships in professional and technical education |
Authors: | MEDEIROS, José Carlos de |
Advisor: | KANAANE, Roberto |
Other contributor: | TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima PRADOS, Rosália Maria Netto |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Interação interpessoal;Comunicação;Conflito |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | MEDEIROS, José Carlos de. O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Abstract: | Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre o impacto da comunicação no relacionamento intergeracional segundo a percepção de docentes e discentes em unidades de uma instituição de Educação Profissional e Técnica. O interesse por essa temática surgiu, a partir de experiências do pesquisador, enquanto aluno de uma faculdade de ensino tecnológico aos 55 anos e posteriormente como professor do ensino médio técnico modular em uma instituição de Ensino Profissional e Técnico. O presente estudo fundamenta-se nos aportes sobre comunicação, relacionamento interpessoal, relações intergeracionais, diversidade geracional, geração, administração e resolução de conflitos, tendo por base teóricos como Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha e Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorta, entre outros. Este trabalho teve por objetivo identificar a presença de conflitos intergeracionais no relacionamento discente/docente, destacando os possíveis motivos existentes para tais, caracterizar o perfil de discentes e docentes bem como estratégias e táticas de comunicação no relacionamento entre eles. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem “quali-quantitativa”, com caráter exploratório, descritivo e também de estudo de múltiplos casos. A partir disso, possibilitou-se apreender que a comunicação entre professor e aluno e alunos entre si, sob a ótica de ambos, impacta nas relações intergeracionais e interpessoais, na aprendizagem e na minimização e resolução de conflitos. Identificou-se ainda que as relações mais conflituosas são aquelas entre alunos, seguidas pela relação entre alunos e professores, com destaque para os conflitos de relações pessoais, de comunicação e de informação. A proposta de produto desta dissertação refere-se à aplicação de “Workshop Vivencial” com o objetivo de capacitar os sujeitos envolvidos a aplicarem metodologias de relações interpessoais e intergeracionais, elementos e processos de comunicação em grupo, técnicas de identificação, minimização e resolução de conflitos em sala de aula. This study was developed within the Professional Master's Program in Management and Development of Professional Education, at the Paula Souza State Center for Technological Education, in the area of Professional Education, linked to the Trainer Training research line, in the Teaching and Learning research project. This is a study on the impact of communication on intergenerational relationships according to the perception of teachers and students in units of a Professional and Technical Education institution. The interest in this topic arose from the researcher's experiences as a student at a technological education college at the age of 55 and later as a modular technical high school teacher at a Professional and Technical Education institution. The present study is based on studies on communication, interpersonal relationships, intergenerational relationships, generational diversity, generation, administration and conflict resolution, based on scholars such as Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha and Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorda, among others. This work aimed to identify the presence of intergenerational conflicts in the student/teacher relationship, highlighting possible reasons, characterizing the profile of students and teachers and characterizing communication strategies and tactics in the teacher/student relationship. The methodology involved research of an applied nature, with a “quali-quantitative” approach, with an exploratory, descriptive nature and study of multiple cases. This research made it possible to learn that communication in relationships between teacher and student and student among themselves, from the perspective of teachers and students, impacts intergenerational and interpersonal relationships, learning and the minimization and resolution of conflicts. It was also identified that the most conflictual relationships are those between students, followed by the relationship between students and teachers, with emphasis on conflicts in personal relationships, communication and information. The product proposal of this dissertation refers to the application of “Experiential Workshop” with the objective of enabling the subjects involved to apply methodologies of interpersonal and intergenerational relationships, elements and processes of group communication, techniques for identifying, minimizing and resolving conflicts in the classroom. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26830 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Oprocessodecomunicaçãoeasrelaçõesintergeracionais_JoséCarlosdeMedeiros_2024.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.