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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26823
Title: | Educação profissional e novas tecnologias: ensino híbrido - práticas e construção de saberes de professores de língua inglesa após o período de ensino remoto emergencial |
Other Titles: | Professional education and new technologies: practices and construction of knowledge of English language professors after the period of emergency remote teaching |
Authors: | VIEIRA, Thiago da Silva |
Advisor: | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Other contributor: | APARÍCIO, Ana Sílvia Moço SANTANA, Fernanda Castilho |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Métodos de ensino;Língua inglesa;Tecnologia educacional;Educação à distância |
Issue Date: | 19-Mar-2024 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | VIEIRA, Thiago da Silva. Educação profissional e novas tecnologias: ensino híbrido - práticas e construção de saberes de professores de língua inglesa após o período de ensino remoto emergencial. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho e tem por objetivo investigar quais os desafios para a implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior de tecnologia. A partir da fundamentação teórica, analisa-se os tipos de ensino, com os autores: Börje Holmberg, Charles Hodges, Lilian Bacich, Michael Horn e Heather Staker. Após parte para a prática docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação com a autora Vani Moreira Kenski e por conseguinte formação do formador a partir de Lee Shulman e Maurice Tardif. A metodologia utilizada é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são análises de documentos institucionais e legislação, revisão bibliográfica de literatura específica sobre tipos de ensino com destaque o tema de ensino híbrido e pesquisa de campo com questionários estruturados e entrevistas com docentes de Língua Inglesa de uma unidade de Faculdade de Tecnologia. Constatou-se que os desafios para a implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior são os desafios pedagógicos, cultural e tecnológico. Como um potencial produto, visto em que alguns cursos de tecnologia a disciplina de língua inglesa serão híbridos, sugere-se a criação de comunidades investigativas de aprendizagem para discussão de implementação, uso de tecnologias de comunicação e informação e prática do ensino híbrido. The present work is part of the research developed in the Knowledge and Teaching Work project, in the Trainer Training research line, in the master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work and aims to investigate which challenges for implementing hybrid teaching in the English language discipline in a higher technology course. Based on the theoretical foundation, we analyze the types of teaching, with the authors: Börje Holmberg, Charles Hodges, Lilian Bacich Michael Horn e Heather Staker. Afterwards, we move on to teaching practice and the use of Information and Communication Technologies with the author Vani Moreira Kenski and consequently training the trainer based on Lee Shulman and Maurice Tardif. The methodology used is applied research with a qualitative approach. The adopted research method and procedures are analysis of institutional documents and legislation, bibliographical review of specific literature on types of teaching, highlighting the theme of blended learning and field research with structured questionnaires and interviews with English language professors from a teaching Technology College institution. It was found that the challenges for implementing hybrid teaching in the English Language discipline in a higher education course are pedagogical, cultural e technological challenges. As a potential product, given that in some technology courses the English language subject will be hybrid, it is suggested the creation of investigative learning communities to discuss implementation, use of communication and information technologies and practice of blended learning. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26823 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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