Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26822
Title: Metacognição na aprendizagem organizacional em cargos de gestão: estudo de caso de educação corporativa
Other Titles: Metacognition within organizational learning in management positions: a case study of corporate education
Authors: SOUZA, Caio Feijó Gonçalves De
Advisor: GIORDANO, Carlos Vital
Other contributor: FERREIRA, Luiz Antonio
CUNHA, Neide de Brito
type of document: Dissertação
Keywords: Cognição;Competência profissional;Treinamento profissional
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SOUZA, Caio Feijó Gonçalves de. Metacognição na aprendizagem organizacional em cargos de gestão: estudo de caso de educação corporativa. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Abstract: A transformação digital, as mudanças rápidas e constantes, a busca por inovação incessante e o alto volume de informações geradas e compartilhadas nas organizações impactam o mercado de trabalho e exigem que os profissionais reflitam profundamente sobre a adaptação de suas competências e a gestão de informação e conhecimento. Tal cenário demanda cada vez mais autonomia e autodirecionamento na aprendizagem, características defendidas por abordagens como a andragogia e a heutagogia. Neste trabalho, levanta-se a proposição da importância de aplicar o construto da metacognição, um dos princípios heutagógicos, dentro de contextos profissionais. O objetivo desta dissertação é, portanto, descrever e promover iniciativas explícitas para discutir e compreender os conceitos de metacognição como forma de apoiar a sistematização do processo de aprendizagem mais autônomo de um grupo de gestores. Mais especificamente, o estudo descreve o processo de construção de um curso a partir do referencial teórico e do público-alvo; evidencia quais aspectos do curso foram mais úteis para o grupo de participantes; e investiga, em maior profundidade, como esses aspectos apontados pelos participantes podem ajudá-los a lidar com os desafios de aprendizagem organizacional em cargos de gestão visando uma abordagem de desenvolvimento mais heutagógica. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, é conduzida por meio de um estudo de caso que descreve um curso de metacognição, cujo objetivo é contribuir para que profissionais sistematizem o processo de seu aprendizado a fim de superar os desafios organizacionais em um contexto de evolução constante. Ao final, o estudo sugere materiais e procedimentos que permitem incorporar o conhecimento metacognitivo em práticas de aprendizagem no trabalho e apoia, principalmente, profissionais em cargos de gestão a construírem seus planos de desenvolvimento individual por meio da elaboração e aprofundamento de alguns dos elementos de metacognição presentes no Metacognitive Awaress Inventory e outras referências bibliográficas. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós- Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social.
The digital transformation, rapid and constant changes, the relentless pursuit of innovation, and the high volume of information generated and shared within organizations impact the job market, requiring professionals to reflect deeply on adapting their skills and managing information and knowledge. This scenario increasingly demands autonomy and self-direction in learning, characteristics advocated by approaches such as andragogy and heutagogy. This work proposes the importance of applying the construct of metacognition, one of the heutagogical principles, within professional contexts. The aim of this dissertation is, therefore, to describe and promote explicit initiatives to discuss and understand the concepts of metacognition as a way to support the systematisation of the more autonomous learning process of a group of managers. More specifically, the study describes the process of designing a course based on the theoretical framework and the target audience; highlights which aspects of the course were most useful for the participant group; and investigates in greater depth how these aspects identified by the participants can help them address organizational learning challenges in management roles within a more heutagogical development approach. The qualitative exploratory research is conducted through a case study describing a course about metacognition whose objective is to contribute to professionals systematizing their learning process to overcome organizational challenges in a context of constant evolution. In conclusion, the study suggests materials and procedures that allow incorporating metacognitive knowledge into workplace learning practices, primarily supporting professionals in management roles to build their individual development plans through the elaboration and deepening of some of the metacognitive elements present in the Metacognitive Awareness Inventory and other references. The investigation stems from studies conducted in the Research Line Teacher Training, adhering to the research project Teaching and Learning of the Postgraduate, Extension, and Research Unit of CEETEPS and to the subproject developed with the group registered in the CNPq directory that addresses teaching and learning practices consistent with local and regional realities, embedded in the computerized world, linked to the development of competencies focused on professional training and social inclusion.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26822
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.