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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26820
Title: | A influência da matemática nas atividades profissionais dos egressos de curso técnico em administração |
Other Titles: | The influence of mathematics on the professional activities of graduates of a technical course in administration |
Authors: | VIEIRA, Wagner Antonio Rodrigues |
Advisor: | GIORDANO, Carlos Vital |
Other contributor: | MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Desempenho no trabalho;Carreira profissional;Sucesso profissional |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | VIEIRA, Wagner Antonio Rodrigues. A influência da matemática nas atividades profissionais dos egressos de curso técnico em administração. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Abstract: | A pesquisa objetiva investigar os desdobramentos profissionais entre quatro grupos de egressos de curso técnico em administração, uma década após a conclusão. Além disso, visa averiguar se os concluintes com os melhores e menores desempenhos nos conceitos matemáticos obtiveram maiores ou menores resultados em suas carreiras profissionais. Fundamenta-se ainda, em verificar se a conduta positiva ou negativa nos conteúdos envoltos em matemática durante o curso, reflete de alguma maneira na atividade do egresso depois de 10 anos pós-formação. Em vista disso, define-se a Hipótese como a da existência de influência dos conhecimentos alcançados em componentes baseados em matemática, no nível e estágio profissional atual, em diferentes aspectos. O método adotado pauta-se em pesquisa que envolve o levantamento de dados (banco de dados e consulta aos egressos), análise teórica, formulação e aplicação de conceitos matemáticos e estatísticos e posterior análise reflexiva, discussão e considerações sobre a representatividade da matemática no decorrer da vida profissional dos técnicos em administração. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social. The objective of the research is to investigate the professional developments among four groups of graduates from a technical course in administration a decade after completion. Additionally, it aims to ascertain whether graduates with the best and worst performances in mathematical concepts achieved higher or lower results in their professional careers. Furthermore, it is grounded in verifying whether positive or negative conduct in mathematical content during the course reflects in any way on the graduate's activity after 10 years post-formation. In view of this, the hypothesis is defined as the existence of an influence of the knowledge acquired in mathematics-based components on the current level and stage of the professional, in different aspects. The adopted method is based on research involving data collection (database and consultation with graduates), theoretical analysis, formulation and application of mathematical and statistical concepts, followed by reflective analysis, discussion, and considerations on the representativity of mathematics in the professional life of administration technicians. The investigation stems from studies conducted in the Research Line Formation of the Trainer, adherent to the research project Teaching and Learning of the Postgraduate, Extension, and Research Unit of CEETEPS and to the subproject developed with the group registered in the CNPq directory, which addresses teaching and learning practices consistent with local and regional realities, inserted in the computerized world, linked to the development of competencies focused on professional training and favoring social integration. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26820 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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