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Título: Avaliação da contribuição do Programa de Educação Previdenciária do INSS para a formação do tecnólogo
Título(s) alternativo(s): Assessment of the contribution of the INSS Social Security Education Program to the training of technologists
Autor(es): SILVA, Jefferson Luiz Mendes Da
Orientador(es): AZEVEDO, Marília Macorin de
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Gustavo Henrique
MARTINS, Denise Maria
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Ensino profissional e técnico;Avaliação de serviços;Previdência social
Data do documento: 4-Abr-2024
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA, Jefferson Luiz Mendes da. Avaliação da contribuição do Programa de Educação Previdenciária do INSS para a formação do tecnólogo. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e no Projeto de Pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional, objetiva, por meio de método qualitativo aplicado a partir de pesquisa de campo, analisar o resultado da Ação Formativa do Programa de Educação Previdenciária (PEP), realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como atividade complementar ao curso de Gestão de Recursos Humanos de uma Instituição de Educação Profissional, a partir da opinião dos participantes. A finalidade do PEP é levar à sociedade informações a respeito de serviços e benefícios oferecidos pelo Instituto. A escolha de uma instituição de ensino profissional para aplicação do programa se deve ao fato de que o aluno que está sendo formado vai se deparar, no cotidiano profissional, com situações relacionadas ao INSS e previstas na legislação previdenciária. O escopo do trabalho é a análise das avaliações de duas Ações Formativas realizadas no segundo semestre de 2023 para alunos do terceiro semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos oferecido por uma instituição de ensino tecnológico. Após participarem de cada apresentação, os estudantes responderam a um questionário adaptado do modelo ServEduca (Serafim, 2020), proposto por Ariane Francine Serafim para ser utilizado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) para avaliação das ações de formação continuada de professores da rede. Com a análise das respostas, observou-se que os alunos ficaram satisfeitos com a Ação Formativa, em especial quanto ao material didático oferecido, em relação ao desempenho do representante do INSS e a propósito do tema, que, segundo os participantes, pode ser aplicado nas rotinas profissionais que executam. Os alunos demonstraram menor autoconfiança quanto à capacidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos e sugeriram que houvesse mais iniciativas com o mesmo teor e com uma carga horária mais extensa.
The present work, developed in the Policy, Management and Evaluation Research Line and in the Management, Evaluation and Organization of Professional Education Research Project, aims, through a qualitative method applied from field research, to analyze the result of the Training Action of Social Security Education Program (PEP), carried out by the National Social Security Institute (INSS), as a complementary activity to the Human Resources Management course at a Professional Education Institution, based on the opinions of the participants. The purpose of the PEP is to provide society with information regarding services and benefits offered by the Institute. The choice of a professional education institution to implement the program is due to the fact that the student being trained will come across, in their daily professional life, situations related to the INSS and provided for in social security legislation. The scope of the work is the analysis of the evaluations of two Training Actions carried out in the second semester of 2023 for students in the third semester of the Human Resources Management Course offered by a technological education institution. After participating in each presentation, students responded to a questionnaire adapted from the ServEduca model (Serafim, 2020) proposed to be used by the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS) to evaluate the network's ongoing teacher training actions. With the analysis of the responses, it was observed that the students were satisfied with the Training Action, especially regarding the teaching material offered, in relation to the performance of the INSS representative and regarding the topic, which, according to the participants, can be applied in the professional routines they perform. Students demonstrated less self-confidence regarding their ability to share the knowledge acquired and suggested that there should be more initiatives with the same content and with a longer workload.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26818
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