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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26813
Título: | Do corpo-educando ao corpo competência: as competências socioemocionais na formação profissional e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | From the student-body to the competency-body: socio-emotional skills in professional and technological education |
Autor(es): | SILVA NETO, José Augusto da |
Orientador(es): | FREIRE, Emerson |
Outro(s) contribuidor(es): | LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo Javier BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Trabalho;Competência profissional;Inteligência emocional |
Data do documento: | 10-Abr-2024 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | SILVA NETO. José Augusto da. Do corpo-educando ao corpo competência: as competências socioemocionais na formação profissional e tecnológica. 95 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar o modo como a formação em competências socioemocionais têm modificado a relação corpo, formação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Parte- se da compreensão foucaultiana acerca do corpo enquanto realidade biopolítica, bem como dos modos de individuação dados por Simondon na constituição de uma compreensão ampla desse objeto de análise. Por outro lado, investiga-se o modo como a formação em competências socioemocionais se integra às práticas educativas da EPT. Desse panorama, portanto, nos propomos ao seguinte questionamento: como a formação em competências socioemocionais tem modificado a relação corpo, formação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica? Este trabalho se caracteriza como bibliográfico e documental e apresenta, em primeira instância, as concepções de corpo em Foucault e Simondon, seguido da análise das críticas feitas às competências socioemocionais, e, por fim, da relação entre os conceitos supracitados de modo a estabelecer esse horizonte de discussão contrastados aos aportes midiáticos de propaganda e disseminação das redes sociais oficiais de instituições de formação profissional e tecnológica de nível médio do estado de São Paulo. Dada essa aproximação, conclui-se que esse horizonte educativo não somente perpetua as condições de assujeitamento do corpo, mas, atravessados pela dinâmica neoliberal, faz surgir um corpo-educando formado para se adaptar ao estilo vida- empresa, caracterizando uma tipologia de cunho ético-estético aqui denominada corpo- profissão, em um formatação para a flexibilidade e adaptabilidade compreendida como corpo- competência. This research seeks to analyze how training in socio-emotional competencies has modified the relationship between body, education, and work in Professional and Technological Education (PTE). It starts from the Foucauldian understanding of the body as a biopolitical reality, as well as from Simondon's modes of individuation in the constitution of a broad understanding of this object of analysis. On the other hand, it investigates how training in socio-emotional competencies integrates into PTE educational practices. From this panorama, therefore, we propose the following question: how has training in socio-emotional competencies modified the relationship between body, education, and work in Professional and Technological Education? This work is characterized as bibliographic and documentary and presents, in the first instance, the conceptions of the body in Foucault and Simondon, followed by an analysis of the criticisms made of socio-emotional competencies, and finally, the relationship between the aforementioned concepts in order to establish this horizon of discussion contrasted with the media contributions of propaganda and dissemination from the official social networks of professional and technological training institutions at the secondary level in the state of São Paulo. Given this approach, it is concluded that this educational horizon not only perpetuates the conditions of subjectification of the body but, crossed by neoliberal dynamics, gives rise to a student-body formed to adapt to the lifestyle-company style, characterizing a typology of an ethical-aesthetic nature here called a profession-body, in a formatting for flexibility and adaptability understood as competency-body. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26813 |
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