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Title: A Educação Física nos currículos do ensino técnico integrado ao médio: cenários e impactos das reformas no CEETEPS
Other Titles: Physical Education in integrated technical high school curricula: scenarios and impacts of reforms at Centro Paula Souza
Authors: MIRANDA, Talita Monegatto Rodrigues
Advisor: CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima
MACHADO, Michel Mott
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Educação física;Ensino médio;Ensino profissional e técnico;Currículo
Issue Date: 17-Apr-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MIRANDA, T.M.R. A Educação Física nos Currículos do Ensino Técnico Integrado ao Médio: cenários e impactos das reformas no CEETEPS. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.
Abstract: A pesquisa pretende analisar o formato atual de planificação e desenvolvimento dos currículos de educação física no ensino técnico integrado ao ensino médio das Escolas Técnicas Estaduais, a partir das mudanças ocorridas com a reforma do ensino médio brasileiro, na perspectiva dos professores atuantes nas Etecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. Entre os objetivos específicos, conta-se com a possibilidade de: a) analisar as mudanças curriculares da Educação Física [EF] ocorridas no ensino integrado, com a recente reforma e novas diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica [EPT] nacionais e estadual de São Paulo; b) cotejar as planificações curriculares da EF nas diferentes modalidades integradas oferecidas pelas Etecs [Novotec, M-Tec, AMS, etc.]; c) avaliar o impacto dos novos desenhos curriculares no desenvolvimento das aulas de educação física nas Etecs do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos docentes em exercício e dos documentos consultados. O desenho metodológico adotado baseia-se em um estudo qualitativo, com duplo formato na coleta de dados: por meio de pesquisa documental analítico-comparativa, a fim de analisar os currículos integrados formalmente prescritos no CEETEPS; e de survey, realizada com 141 professores de educação física das Etecs, respondida online entre os meses de outubro e dezembro de 2023. Como resultado, notou-se que a EF sofreu redução em sua carga horária nas novas propostas curriculares, afetando a formação geral dos alunos e comprometendo a continuidade da disciplina. Devido à redução, muitos professores assumiram outros componentes curriculares, trazendo questionamentos se estes estariam prontos para assumir diferentes disciplinas simultâneas. Além disso, os professores apontam que os alunos têm sido prejudicados, uma vez que a EF auxilia na formação integral, socioemocional, na saúde e autonomia deles. Esta dissertação é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do projeto ‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’, dentro da linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.
The research aims to analyze the current format of planning and development of physical education curricula in integrated vocational education and high school in the State Technical Schools (Etecs), considering the changes brought by the Brazilian high school reform, from the perspective of teachers working in Etecs of the State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS). Specific objectives includes: a) analyze the curricular changes in Physical Education (PE) that occurred in integrated education, with the recent reform and new guidelines of national and state Vocational and Technological Education in São Paulo; b) compare the curricular plans of PE in the different integrated modalities offered by Etecs [Novotec, M-Tec, AMS, etc.]; c) evaluate the impact of the new curricular designs on the development of physical education classes in Etecs in the State of São Paulo, from the perspective of practicing teachers and consulted documents. The methodological design adopted is based on a qualitative study, with a dual format in data collection: through analytical-comparative documentary research, to analyze the formally prescribed integrated curricula in CEETEPS; and a survey conducted with 141 physical education teachers from Etecs, answered online between October and December 2023. As a result, noted that PE has undergone a reduction in its workload in the new curricular proposals, affecting the general education of students and compromising the continuity of the discipline. Due to the reduction, many teachers have taken on other curricular components, raising questions about whether they are ready to assume different subjects simultaneously. Additionally, teachers point out that students have been adversely affected, as PE helps in their holistic, socioemotional, health, and autonomy formation. This master thesis is part of an investigation developed within the scope of the project 'Conceptions and Policies of Vocational Education', within the research line 'Policies, Management, and Evaluation', in the master's degree program in Management and Development of Vocational Education at CEETEPS.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26780
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