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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26779
Title: | Modelo de gestão para manutenção de trens metropolitanos |
Other Titles: | Management model for maintenance of metropolitan trains |
Authors: | BISPO, Daniel |
Advisor: | SIMÕES, Eliane Antonio |
Other contributor: | TRISKA, Ricardo RIBEIRO, Rosinei Batista |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Gestão da inovação;Trens;Métodos ágeis;Design |
Issue Date: | 11-May-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Abstract: | Operadores de ferrovias metropolitanas estão sendo desafiados pelo aumento da complexidade dos sistemas e do número de passageiros diários, e, por isso, há necessidade de foco na manutenção e sua gestão. O presente estudo foi pautado no seguinte questionamento de pesquisa: como aumentar a eficiência e desempenho dos serviços de manutenção de trens metropolitanos por meio da inovação na gestão contínua de manutenção? O objetivo geral deste estudo é desenvolver um modelo de gestão para aprimorar o processo de manutenção de uma companhia de trens metropolitanos. Utilizou-se uma análise bibliométrica para a construção do referencial teórico, o Design Science Research, como metodologia científica para a construção do modelo e do método de estudo de caso para validação. O modelo de gestão desenvolvido segue as indicações dos autores consultados, visto que os modelos e as ferramentas apresentadas na fundamentação teórica contêm sinergia com as necessidades da área de manutenção de trens metropolitanos. O modelo proposto utiliza como base a Análise de Modos e Efeitos de Falha (AMFE) e o Design Thinking e é adequado às diferentes condições da área de manutenção. Pode-se aplicá-lo tanto em processos próprios da empresa, quanto em processos de manutenção realizada por terceiros. A pesquisa tem como resultados o desenvolvimento de um modelo de gestão para auxiliar a manutenção de trens, sua aplicação, para melhoria do processo de substituição de para-brisas de trens metropolitanos. Conclui-se que o modelo é adequado para auxiliar na gestão dos serviços de manutenção de trens metropolitanos e que ferramentas advindas do design, apesar de terem sido bem aceitas na dinâmica do estudo de caso, necessitam ser mais bem experimentadas em conjunto com as etapas do modelo. The challenges of increasing commuter rates and expanding system complexity impel metropolitan rail operators to focus on maintenance and management. This study addresses the question of how to advance the efficiency and performance of maintenance through innovation in continuous management and develops a model to enhance maintenance management. Its theoretical background was derived from bibliometric analysis, and Design Science Research served as a scientific methodology to construct the model, while a case study method was used to validate it. The model follows the designations of the consulted authors as their models and tools, presented in the theoretical foundation, synergize with the requirements of metropolitan train maintenance. It uses Failure Mode Effects Analysis (FMEA) and Design Thinking to accommodate diverse maintenance conditions and can be used in maintenance performed by the company and third parties. It can also be applied to improve windshield replacement in metropolitan trains. The study concludes that the FMEA tool effectively assists in the management of metropolitan train maintenance and that other tools arising from design, despite having been well accepted in the dynamics of the case study, need to be better researched in conjunction with the methodology of the FMEA tool. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26779 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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