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Title: Inteligência artificial e formação profissional em tecnologias da informação e comunicação: uma abordagem à luz da noção de cultura técnica
Other Titles: Artificial intelligence and professional education in information and communication technologies: an approach considering the notion of technical culture
Authors: BIANCHINI, Priscila Caldas
Advisor: FREIRE, Emerson
Other contributor: PARRA, Henrique Zoqui Martins
SANTANA, Fernanda Castilho
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Trabalho;Cultura;Currículo;Inteligência artificial;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 30-Apr-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: BIANCHINI, P. C. Inteligência artificial e formação profissional em tecnologias da informação e comunicação: uma abordagem à luz da noção de cultura técnica. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Abstract: Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Concepções e Políticas da Educação Profissional, da linha Políticas, Gestão e Avaliação, que estuda conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia, na interface com a educação, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A justificativa desta pesquisa reside na necessidade de abordar os desafios éticos e socioculturais decorrentes da presença ubíqua de dispositivos técnicos, com destaque para a Inteligência Artificial (IA), e as complexidades da integração desses elementos na formação profissional em TICs. Assim, tem em vista responder à questão de pesquisa: a concepção de cultura técnica, elaborada por Gilbert Simondon, pode trazer contribuições para a formação tecnológica em cursos do eixo tecnologias da informação e comunicação, no que tange à inteligência artificial? A pesquisa aspira compreender como a concepção de cultura técnica pode contribuir na formação de tecnólogos do eixo tecnológico da informação e comunicação, em especial, nas temáticas que envolvem inteligência artificial. Os objetivos específicos são: apresentar o contexto sociotécnico atual no qual a IA se insere; fundamentar os conceitos de cultura técnica e tecnicidade, contrapondo-os a uma formação tecnicista especializada; descrever a relação de educação e trabalho no contexto das diretrizes da EPT e da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial; analisar um curso que apresente projeto político-pedagógico relacionado a inteligência artificial no contexto da educação superior; cotejar a formação por microcertificações com os desafios sociotécnicos para a IA, à luz da noção de cultura técnica; e elaborar um instrumento para auxiliar na investigação de elementos pertinentes à noção de cultura técnica na formação em TICs. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, de revisão bibliográfica para fundamentação da relação humano-máquina e dos conceitos da filosofia da tecnologia, para pensar a técnica relacionados aos estudos do filósofo francês Gilbert Simondon, dentre outros autores, até recentes pesquisas no campo do colonialismo de dados e soberania digital. A revisão documental teve por base artefatos legais referentes às diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional e tecnológica, catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia e projetos pedagógicos de cursos superiores de tecnologia no eixo TICs oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A pesquisa encontrou formas de compreender as contribuições de elementos pertinentes à noção de cultura técnica na formação em tecnologias da informação e comunicação em cursos que apresentem projeto político-pedagógico relacionado à inteligência artificial, resultando em uma proposta de instrumento de investigação dentro dessa abordagem estudada.
This work is part of research developed within the project Conceptions and Policies of Professional Education, under the research line Policies, Management, and Evaluation, which studies sociocultural and economic concepts and contexts of work and technology at the interface with education, part of the Education and Work concentration area. The justification for this research lies in the need to address the ethical and sociocultural challenges arising from the ubiquitous presence of technical devices, with a particular emphasis on Artificial Intelligence (AI), and the complexities of integrating these elements into professional education in ICTs. This paper aims to answer the research question: can the concept of technical culture, elaborated by Gilbert Simondon, contribute to technological education in courses within the area of information and communication technologies regarding artificial intelligence? The research aims to understand how the concept of technical culture can contribute to the training of technologists in the technological area of information and communication, especially in themes involving artificial intelligence. The specific objectives are: to present the current sociotechnical context in which AI is embedded; to substantiate the concepts of technical culture and technicality, contrasting them with specialized technician training; to describe the relationship between education and work within the context of EPT guidelines and the Brazilian Strategy for Artificial Intelligence; to analyze a course presenting a political- pedagogical project related to artificial intelligence in the context of higher education; to compare training through micro-certifications with sociotechnical challenges for AI considering the notion of technical culture; and to develop a tool to assist in investigating relevant elements to the notion of technical culture in ICT area. This is an exploratory and qualitative research, bibliographically aimed at establishing the human-machine relationship and the concepts of the philosophy of technology for thinking about technique related to the studies of the French philosopher Gilbert Simondon, among other authors, up to recent research in the field of data colonialism and digital sovereignty. The bibliographical review was based on legal artifacts related to national curricular guidelines for professional and technological education, the national catalog of higher education technology courses, and pedagogical projects of higher education technology courses in the ICT area offered by the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS). The research found ways to understand the contributions of elements relevant to the notion of technical culture in the training of information and communication technologies in courses, presenting a political-pedagogical project related to artificial intelligence, resulting in a proposal for an investigation tool within this studied approach.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26775
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