Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26743
Title: | Educação em engenharia: design thinking no fomento à inovação na formação profissional em logística |
Other Titles: | Engineering education: design thinking in promoting Innovation in professional training in logistic |
Authors: | OLIVEIRA, Luciana Alves de |
Advisor: | FORMIGONI, Alexandre |
Other contributor: | REIS, João Gilberto Mendes dos SIMÕES, Eliane Antonio |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Design;Engenharia (educação);Inovação;Logística;Inovação;Métodos ágeis |
Issue Date: | 21-Mar-2024 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | OLIVEIRA, Luciana Alves de. Educação em engenharia: design thinking no fomento à inovação na formação profissional em logística: 120 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Abstract: | Em um cenário em que os mercados globais e nacionais de serviços logísticos passam por constante transformações, a gestão eficiente da Logística requer profissionais capacitados. Esses indivíduos devem possuir habilidade para analisar dados, aplicar tecnologias emergentes e encontrar soluções criativas para os desafios logísticos. Neste contexto, além das habilidades técnicas tradicionais, os profissionais de Logística necessitam atuar de maneira inovadora para enfrentar um cenário logístico em constante progresso. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da metodologia Design Thinking (DT) na formação profissional em Logística no fomento à inovação. Primeiramente utilizou-se o método Delphi para obter percepções de especialistas sobre o DT no contexto acadêmico, identificando os ganhos na aprendizagem, as competências e habilidades que podem ser mobilizadas, as principais dificuldades, sugestões de melhoria e o tempo destinado à sua aplicação. Posteriormente, adotou-se o método de pesquisa-ação seguindo o ciclo de quatro etapas: planejamento, implementação, descrição e avaliação. Dessa forma, foi realizada uma atividade prática do DT em duas turmas do ensino de Logística na resolução de desafios enfrentados por uma empresa de transporte rodoviário. Os resultados demonstraram o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes como resolução de problema, habilidades de comunicação interpessoal e construção de protótipos, além de fatores críticos como dificuldade em prototipar serviços e tempo para iteração. Com base na execução do DT, elaborou-se um guia prático para apoiar o DT no Ensino Superior em parceria com organizações In a scenario where global and national logistics services markets are undergoing constant transformation, efficient Logistics management requires trained professionals. These individuals must possess the ability to analyze data, apply emerging technologies, and find creative solutions to logistical challenges. In this context, in addition to traditional technical skills, Logistics professionals need to act in an innovative way to face a logistics scenario in constant progress. In view of the above, the present work aims to evaluate the contribution of the Design Thinking (DT) methodology in professional training in Logistics in promoting innovation. Firstly, the Delphi method was used to obtain experts' perceptions about DT in the academic context, identifying learning gains, skills and abilities that can be mobilized, the main difficulties, suggestions for improvement and the time allocated to its application. Subsequently, the action research method was adopted following the four-step cycle: planning, implementation, description and evaluation. In this way, a practical DT activity was carried out in two Logistics teaching classes in resolving challenges faced by a road transport company. The results demonstrated the development of students' skills and attitudes such as problem solving, interpersonal communication skills and building prototypes, in addition to critical factors such as difficulty in prototyping services and time for iteration. Based on the implementation of DT, a practical guide was created to support DT in Higher Education in partnership with organizations. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26743 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãoemengenhariadesignthinkingnofomento_LucianaAlvesdeOliveira_2024.pdf | 7.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.