Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26726
Title: | Um sistema de gestão aplicado à logística de distribuição para melhoria do OTD (ON TIME DELIVERY) |
Other Titles: | A management system applied to distribution logistics to improve OTD (ON TIME DELIVERY) |
Authors: | MOURA, Valmir Adelino de |
Advisor: | SIMÕES, Eliane |
Other contributor: | OKANO, Marcelo Tsuguio SAMPAIO, Mauro |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Logística;Serviço ao cliente;Cadeia de suprimentos (gerenciamento);Produtos;Logística (sistemas);Sistemas de informação |
Issue Date: | 22-May-2017 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | MOURA, Valmir Adelino de. Um sistema de gestão aplicado à logística de distribuição para melhoria do OTD (ON TIME DELIVERY). 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. |
Abstract: | Notadamente, empresas conceituadas como de “classe mundial”, habituadas a competirem em mercados globais nos quais até mesmo inovações tecnológicas podem ser vistas como commodities, buscam constantemente, por melhorias nos seus acordos de níveis de serviços (SLA - Service Level Agreement) aos clientes, por estarem conscientes disso se constituir num importante diferencial de competitividade em relação a seus concorrentes. Dentre os atributos que qualificam o SLA, o atendimento total do pedido (OTIF – On Time, In Full), pode se caracterizar como fator decisivo da compra em detrimento do preço, tido até então, como o fator de maior relevância. Este trabalho tem por objetivo, propor um sistema de gerenciamento da entrega na distribuição física, baseado no diligenciamento dinâmico das ocorrências de entrega (DDD – Delivery Dynamic Diligence). Pressupondo-se que, a partir do acesso às informações das ocorrências da entrega em tempo real, cria-se a possibilidade da tomada de decisão para ações preventivas e corretivas sobre os fatores críticos das entregas, será observado se ocorre alguma melhora significativa do OTD (On Time Delivery), um dos elementos do OTIF. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, ancorada no método científico de “Design Science Research” que preconiza a construção de um artefato que enderece uma solução para um problema existente, no caso, o DDD. Os resultados da pesquisa demonstram que o artefato cumpre de maneira satisfatória o objetivo de atualizar as informações das ocorrências da entrega em tempo real, evidenciando, entretanto, aspectos culturais quanto a resistência dos transportadores e agentes de entregas para a alimentação das bases de dados. A implantação do sistema propiciou um ambiente colaborativo entre as partes envolvidas (embarcadores, transportadores e o cliente final), que por si só, gerou uma resposta imediata quanto à melhora do OTD, e, endereça oportunidades para pesquisas futuras que possam mitigar eventuais restrições, vindo a aprimorar o sistema. Notably, "world class" companies used to competing in global markets in which even technological innovations can be seen as commodities, are constantly looking for improvements in their Service Level Agreement (SLA), since they are aware that this can be an important differential of competitiveness when compared to their competitors. Among the attributes that qualify the SLA, the total order fulfillment (OTIF – On-Time, In Full), can be characterized as a decisive factor of the purchase in detriment of the price, considered as the most relevant factor so far. This study aims to propose a delivery management system in the physical distribution, based on delivery dynamic diligence (DDD). Assuming that, from the moment the information of all deliveries’ occurrences related in real time is accessed, a decision-making possibility is created of preventive and corrective actions on critical delivery factors. Thus, one will know if there is any significant improvement on the OTD (On-Time Delivery), one of the elements of OTIF. In order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out for theoretical foundation, supported in the scientific method of "Design Science Research", which indicates the construction of an artefact that deliveries a solution to an existing problem, in this case the DDD. The results of the research demonstrate that the artefact fulfils in a satisfactory way the objective of updating the information of delivery occurrences in real time, evidencing however, cultural aspects as the resistance of the transporters and agents of deliveries for feeding completely the data bases. The implementation of the system provided a collaborative environment between the parties involved (shippers, transporters and the final customer), which have generated an immediate response to the improvement of the OTD, addressing opportunities for future researches that may mitigate possible constraints, improving the system. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26726 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Umsistemadegestaoaplicadaalogisticadedistribuicao_ValmirAdelinodeMoura_2017.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.