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Título: As demandas sociais e a educação continuada do comandante de polícia militar do Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Social demands and continuing education of the military police commander of the State of São Paulo
Autor(es): ROSAS JÚNIOR, José Roberto
Orientador(es): PETEROSSI, Helena Gemignani
LANGHI, Celi
Outro(s) contribuidor(es): SIMÕES, Eliane Antonio
ANDRADE, Vander Ferreira de
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Polícia;Administração de recursos humanos;Educação;Ensino profissional e técnico;Qualificação profissional
Data do documento: 18-Abr-2016
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: ROSAS JÚNIOR, José Roberto. As demandas sociais e a educação continuada do comandante de polícia militar do Estado de São Paulo. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.
Resumo: As demandas sociais e a educação continuada do comandante de Polícia Militar do Estado de São Paulo trata de estudo sobre o estabelecimento do sistemas responsável pela atualização das competências essenciais que devem adquirir os ocupantes do nível estratégico da Instituição. Tem como finalidade identificar se há a necessidade da implementação de programa de educação continuada para oficiais de alta patente da PMESP, a partir da própria percepção de coronéis e tenente-coronéis sobre a competência efetiva e a competência esperada. A metodologia aplicada se baseou em pesquisa exploratória e bibliográfica, buscando-se analisar quais as principais mudanças que ocorrem na sociedade civil, o desenvolvimento profissional nas organizações modernas e, principalmente, o sistema de ensino policial-militar, a partir da formação do comandante de polícia, os decorrentes processos de atualização profissional e o relacionamento entre as suas partes. Nesse contexto, a pesquisa de campo desenvolveu-se por meio de questionário para os coronéis e os tenentes-coronéis, identificando-se suas percepções com relação à própria formação profissional e as necessidades de atualização por competências que poderiam auxiliá-los a atuar de forma mais assertiva; e, por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, realizadas com coronéis veteranos e experientes nos processos decisórios da educação, treinamento, desenvolvimento e cultura policial-militar, as quais desvelaram um quadro sobre as metodologias de treinamento e desenvolvimento utilizadas na Instituição, também um mapa particular sobre as principais características, as estratégias, os recursos tecnológicos, as metodologias aplicadas e as infraestruturas existentes. Da discussão dos resultados, concluiu-se que o sistema de ensino policial-militar, embora promissor no atendimento de várias das necessidades de formação, apresenta margens para o aprimoramento de sua capacidade em suprir as demandas pertinentes à educação continuada dos oficiais PM, e que o atual comandante de Polícia Militar tem a percepção que carece de conhecimentos e habilidades para a busca da excelência dos serviços prestados, de maneira a conduzir sua competência funcional sem lacunas e duplicidades, com papel claramente definido, para melhorar a governança, facilitar a relação entre os colaboradores que funcionam de modo articulado e sistêmico com a Instituição e, por decorrência, auferindo melhores resultados, principalmente quanto às demandas da sociedade contemporânea.
"Social demands and continuing education of the commander of the Military Police of the State of São Paulo" deals with a study about the set-up of the system responsible for updating the core competencies that must be acquired by the occupants of the institution's strategic level. It aims to identify whether there is a need to implement continuing education programs for PMESP's high-ranking officials from the own perception of colonels and lieutenant colonels about the effective competence and the expected competence. The applied methodology was based on exploratory and bibliographic research, pursuing to analyze which main changes are taking place in civil society, the professional development in modern organizations and, especiallly, the military-police education system, from the formation of the police commander, the resulting professional development processes and the relationship among its parts. In this context, the field research took place through a questionnaire to the colonels and lieutenant colonels, identifying their perceptions regarding their own professional education and the skills updating needs that could help them to act in a more assertive manner; and, by means of interviews with semi-structured guide, carried out with veterans colonels and experienced in decision-making processes in education, training, development and military-police culture, which unveiled a framework about the methodologies of training and development used in the institution, also a particular map on the main characteristics, strategies, technological resources, the applied methodologies and the existing infrastructure. The discussion of the results pointed on that the military police education system, though promising in meeting various education needs, is not bering sufficiently able to meet the demands relevant to the continuing education of the Military Police commissioned officers, or points to space for improvement, and that the current commander of the Military Police has the perception that lacksof knowledghe and skills to the pursuit of excellence of the services provides, in order to conduct their functional competence without gaps and dupplications, with clearly defined role, to improve governance, facilitare the relationship among staff that work in articulated and systemic way with the institution and, as a consequence, achieving better results, especially as to the demands of contemporary society"
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26708
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