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Título: Fatores críticos de sucesso de empresas startup no cenário empreendedor brasileiro
Título(s) alternativo(s): Critical success factors for startup companies in the Brazilian entrepreneurial scenario
Autor(es): SILVA, Fábio Rodrigues da
Orientador(es): AKABANE, Getúlio Kazue
Outro(s) contribuidor(es): ARIMA, Carlos Hideo
MACHLINE, Claude
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Empreendedorismo;Empresas;Negócios - Plano;Modelo de negócio
Data do documento: 31-Mar-2016
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA, Fábio Rodrigues da. Fatores críticos de sucesso de empresas startup no cenário empreendedor brasileiro. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.
Resumo: Este estudo desenvolveu uma fundamentação teórica visando identificar um conjunto de fatores críticos de sucesso normalmente associados ao ambiente empreendedor em geral e, de forma mais específica, associados às startups. A definição destes fatores críticos levaram em consideração fontes de cunho acadêmico, mas também relatórios e ferramentas de mercado especializados na área. A partir do estabelecimento destes fatores críticos de sucesso, um questionário estruturado foi desenvolvido e submetido - de forma eletrônica- à comunidade empreendedora brasileira por intermédio de órgãos e entidades de fomento e apoio às startups e, também, por meio de rede de contatos de empreendedores e investidores. A análise das informações levantadas apresenta que o cenário empreendedor brasileiro corrobora em muitos aspectos os estudos internacionais, com fatores diretamente ligados a mecanismos de financiamento e mercado regulador precários, políticas de marketing ainda insatisfatórias e a colaboração entre startups ainda incipiente, enquanto em outros aspectos não indica ter a mesma relação de dependência como nos casos de pivotagem e uso de plano de negócio. Finalmente, em outros fatores, as startups brasileiras apresentaram níveis significativos de capacidade gerencial e operacional, bem como de colaboração entre startups. O resultado desta pesquisa trouxe tanto respostas como novas perguntas que devem fomentar posteriormente novos trabalhos.
This study develops a theoretical foundation in order to establish a set of critical success factores normally associated with the entrepreneurial environment in general and, more specifically, associated with startups. The definition of these critical factors took into account the sources of academic nature, but also reports and specialized marketing tools in the area. From the definition of these critical success factors, a survey was developed and submitted - electronically - to the Brazilian entrepreneurial community through official bodies and organizations supporting startups, as well as to entrepreneurs and investors. The analysis of information gathered shows that the Brazilian entrepreneurial scenario confirms in many aspects international studies - as factors directly linked to poor funding mechanisms and regularory market, still unsatisfactory marketing policies and incipient collaboration between startups, while in other aspects it does not suffer the same direct influence of pivoting actions or business plan use. Finally, Brazilian startups showed significant levels of managerial and operational capacity as well as collaboration between companies. The result of this research has brought both answers and new question to further researchers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26702
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