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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26694
Title: | Processo de apoio à escolha de profissionais para gerência de projetos de tecnologia da informação com base em soft skills |
Other Titles: | Support process for choosing professionals to manage information technology projects based on soft skills |
Authors: | SCHIAVOTTO, Paulo Flávio |
Advisor: | FEITOSA, Marcelo Duduchi |
Other contributor: | AZEVEDO, Marília Macorin de ARAÚJO, Renata Mendes de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Sistemas de produção;Gestão de projetos (gerenciamento);Interação interpessoal;Tomada de decisão;Tecnologia da informação |
Issue Date: | 14-Jul-2020 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | Schiavotto, Paulo Flávio. Processo de apoio à escolha de profissionais para gerência de projetos de tecnologia da informação com base em soft skills. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Abstract: | A incorporação da tecnologia da informação aos sistemas produtivos e seu impacto na estrutura e gerenciamento organizacional cada vez mais tem crescido de importância nas organizações. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e validar um processo com base na identificação das habilidades interpessoais denominadas “soft skills” para apoiar a tomada de decisão na escolha do gerente de projeto de Tecnologia da Informação (TI) em desenvolvimento de sistemas computacionais. O presente trabalho se baseia na trajetória profissional do autor em gerenciamento de projetos, numa revisão dos principais métodos, frameworks, abordagens e melhores práticas em gerenciamento de projetos e por uma revisão integrativa da literatura nas bases ACM, SCOPUS, IEEE e Web of Science para identificar as soft skills mais desejadas em gerenciamento de projetos como apoio à tomada de decisão da diretoria de portfólio na escolha do gerente de projeto. O processo criado prevê que a lista das soft skills mais importantes para gerenciamento de projeto de TI seja utilizada para a diretoria de portfólio na indicação das soft skills mais importantes para um determinado projeto a partir de uma dinâmica baseada no conceito do método AHP. Prevê também que cada gerente de projeto seja avaliado pela sua liderança, indicando seu nível de aptidão para cada soft skill da lista. Por meio de ponderação entre o que a diretoria de portfólio indica como mais importante para o projeto e o resultado da avaliação individual de cada gerente, é calculado e indicado qual o gerente mais apto para o determinado projeto. O processo foi aplicado, testado e considerado factível e útil para o seu propósito pela diretoria de portfólio de projetos em uma empresa da cidade de São Paulo que desenvolve e implanta sistemas computacionais com abrangência nacional. The incorporation of information technology into production systems and its impact on organizational structure and management has increasingly grown in importance in organizations. In this context, the present work aimed to develop, apply and validate a process based on the identification of interpersonal skills called "soft skills" to support decision making in the choice of the Information Technology (IT) project manager in computational systems development. The present work is based on the author's professional trajectory in project management, a review of the main methods, frameworks, approaches and best practices in project management and by an integrative literature review on the ACM, SCOPUS, IEEE and Web of Science bases for identify the most desired soft skills in project management to support decision making by the portfolio management when choosing the project manager. Considering the list of the most important soft skills for IT project management, they were submitted to the portfolio management to indicate the most appropriate soft skills for a given project. The AHP method was used to indicate the soft skills for a given project from the perspective of the portfolio management. On the other hand, each project manager was evaluated by their leadership, indicating their level of aptitude for each soft skill on the list. By weighing between what the portfolio management indicates as most important for the project and the result of each manager's individual assessment, the most suitable manager for the given project is calculated and indicated. The process was applied, tested and considered feasible and useful for its purpose by project portfolio management in a company in the city of São Paulo that develops and deploys computer systems with national coverage. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26694 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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