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Título: Do curriculum vitae à autonarrativa: uma proposta de currículo para jovens aprendizes nos sistemas produtivos
Título(s) alternativo(s): From curriculum vitae to self-narrative: a curriculum proposal for young apprentices in productive systems
Autor(es): CAMAROTTO, Cíntia Lúcia
Orientador(es): LANGHI, Celi
Outro(s) contribuidor(es): RIBEIRO, Rosinei Batista
KANAANE, Roberto
OKANO, Marcelo Tsuguio
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Currículo;Emprego;Recursos humanos;Seleção de pessoal;Jovens
Data do documento: 9-Mai-2019
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: CAMAROTTO, Cíntia Lúcia. Do curriculum vitae à autonarrativa: uma proposta de currículo para jovens aprendizes nos sistemas produtivos. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
Resumo: Esta dissertação discorre sobre os processos de recrutamento e seleção e apresenta os métodos mais utilizados pelas Organizações de pequeno, médio e grande porte para contratar profissionais, de uma maneira geral, e jovens aprendizes especificamente. O objetivo geral desta pesquisa é entender a percepção de profissionais de recursos humanos sobre um modelo de currículo para jovens aprendizes baseado em autonarrativa, em comparação com o currículo tradicional. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória do tipo Survey para identificar, inicialmente, como as empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte atuam frente a seus processos de recrutamento e seleção. O resultado aponta para o currículo como método mais utilizado para o recrutamento e as entrevistas como método mais utilizado para a seleção de candidatos. Diante desta constatação, uma pesquisa de campo foi aplicada no intuito de identificar se o mesmo resultado se repete em relação ao recrutamento e à seleção de jovens aprendizes, e o resultado corrobora as constatações da pesquisa inicial, onde o processo de recrutamento e seleção de jovens aprendizes é pautado pela análise de currículos e entrevistas pessoais. A terceira etapa do estudo consiste na coleta de dados de jovens aprendizes, com uma amostragem de 40 currículos padrão e 17 currículos baseados no modelo de autonarrativa. Na quarta etapa os currículos coletados foram avaliados por profissionais de Recursos Humanos, os quais afirmam ser o currículo padrão o modelo mais adequado nos processos de recrutamento e seleção, mas concordam que o modelo autonarrado auxilia no processo, sugerindo a elaboração de um modelo híbrido. A partir desta sugestão, é proposto um modelo híbrido para a elaboração de currículos para jovens aprendizes no sistema produtivo, mantendo a estrutura do currículo padrão e agregando informações sobre o candidato por meio de recursos de autonarrativas, recursos interativos e multimídia.
This dissertation discusses the recruitment and selection processes and presents the methods most used by small, medium and large organizations to hire professionals, in general, and young apprentices specifically. The overall goal of this research is to understand the perception of Human Resources professionals about a self-narrative-based curriculum model for young apprentices compared to the traditional curriculum. The methodology used was an exploratory Survey research to initially identify how small, medium and large brazilian companies act in their recruitment and selection processes. The result points to the curriculum as the most used method for recruitment and interviews as the most used method for selecting candidates. Given this finding, a field research was applied to identify if the same result is repeated in relation to the recruitment and selection of young apprentices, and the result corroborates the findings of the initial research, where the process of recruitment and selection of young people apprentices are guided by curriculum analysis and personal interviews. The third stage of the study is data collection of young apprentices, with a sample of 40 standard curriculum and 17 curriculum based on the self-narrative model. In the fourth stage the collected curriculum were evaluated by Human Resources professionals, who claim that the standard curriculum is the most appropriate model in the recruitment and selection processes, but agree that the self-narrative model helps in the process, suggesting the elaboration of a hybrid model. From this suggestion, a hybrid model is proposed for curriculum development of young apprentices in the productive system, maintaining the standard curriculum structure and adding information about the candidate through self- narrative, interactive and multimedia resources.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26682
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