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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26668
Título: | Análise comparativa de métodos multicritérios de apoio à decisão na ordenação de softwares simuladores de tráfego |
Título(s) alternativo(s): | Comparative analysis of multiple criteria decision making methods on traffic simulator softwares ranking |
Autor(es): | NEVES, Glauber Roger |
Orientador(es): | GALHARDI, Antonio César |
Outro(s) contribuidor(es): | NEVES, José Manoel Souza das PEREIRA, Fabio Henrique |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Controle de tráfego;Softwares;Tecnologia da informação;Tomada de decisão |
Data do documento: | 22-Mai-2018 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | NEVES, Glauber Roger. Análise comparativa de métodos multicritérios de apoio à decisão na ordenação de softwares simuladores de tráfego. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. |
Resumo: | Os softwares simuladores de tráfego se utilizam da tecnologia de informação para realizar o gerenciamento e controle de sistemas de transporte. Os simuladores permitem prever e aperfeiçoar a viabilidade de um projeto real, sem a necessidade de que o evento ocorra. Diversas plataformas com distintas propriedades estão disponíveis, todavia, uma seleção adequada de um simulador geralmente representa um problema complexo. Neste contexto, esta dissertação tem por objetivo comparar três métodos de apoio à tomada de decisão multicritério na ordenação de simuladores de tráfego. Uma das críticas sobre os métodos multicritérios, é que diferentes técnicas podem produzir diferentes resultados quando aplicado ao mesmo problema. Além de verificar a consistência dos resultados, utilizando-se de grupos de critérios, este estudo também apresenta uma percepção da aplicabilidade, complexidade, e laborosidade requerida do usuário quanto à aplicação dos métodos AHP, TODIM e PROMETHEE II. Os resultados confirmaram que o método AHP é o menos complexo, porém é o mais trabalhoso e se torna impraticável quando existe um grande número de elementos envolvidos. O método TODIM traz em sua estrutura diferentes características, sendo a principal delas a sua estruturação com base na Teoria dos Prospectos. No método PROMETHEE II, a classificação ordenada das alternativas é obtida de acordo com os valores de fluxos líquidos e sua complexidade está vinculada à definição das funções de preferências. A aplicação dos métodos multicritérios indicou que, embora os três métodos se baseiem em diferentes paradigmas e os resultados das classificações apresentem algumas variações, os métodos são aptos para determinar as melhores e piores alternativas referentes aos softwares simuladores de tráfego. Traffic simulators softwares uses information technology to manage and control transport systems. Simulators allow predicting and improving the viability of a real project, without the need that the event occur. Several platforms with different properties are available, however, an appropriate selection of a simulator usually represents a complex problem. In this context, this dissertation aims to compare three multicriteria decision making methods in ordering traffic simulators. One criticism of multicriteria methods is that different techniques could produce different results when applied to the same problem. Besides the verifying of consistency of the results using criteria groups, this study also presents a comparative analysis of the applicability, complexity, and effort required of the user regarding to the application of the AHP, TODIM and PROMETHEE II methods. The results confirmed that the AHP method is the least complex, but it is the most laborious and becomes impractical when a large number of elements are involved. The TODIM method has different characteristics in its structure, the main one being its structuring based on the Prospects Theory. In the PROMETHEE II method, the ranking of the alternatives is obtained according to the values of net flows and the complexity is linked to the definition of the preferences functions. The application of the multicriteria methods indicated that although the three methods are based on different paradigms and the results of the classifications present some variations, the methods are apt to determine the best and worst alternatives with respect to the traffic simulators softwares. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26668 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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