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Título: Análise do portfólio de materiais como estratégia competitiva para as empresas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the materials portfolio as a competitive strategy for companies
Autor(es): SILVA, Marina Alves Lima da
Orientador(es): NOGUEIRA, Valéria Francianne Mendes Meschiatti
Outro(s) contribuidor(es): COSTA, Marcelo Carvalho
SARTORI, Elisiane
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística;Planejamento estratégico;Portfólios;Gestão de projetos
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Marina Alves Lima da. Análise do portfólio de materiais como estratégia competitiva para as empresas, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar a influência do portfólio de materiais para a manutenção da competitividade empresarial. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, monografias, artigos e sites pertinentes ao assunto. Atualmente são diversas as tentativas dentro do ambiente corporativo de manter-se em evidência em seu mercado de atuação e internamente proporcionar melhor fluidez nos processos logísticos. A análise do portfólio de materiais permite o desenvolvimento de estratégias competitivas, pois visualiza a capacidade da empresa frente ao seu mercado de atuação, e permite uma atuação mais assertiva da empresa melhorando seus fluxos. O mundo globalizado impôs ao mercado uma reconhecida mudança de postura. Com o advento da globalização, o mundo passou a compartilhar informações e conhecimentos que, reconhecidamente, passaram integrar o modo de se administrar às diversas organizações. Todo esse avanço teve seu auge no aparecimento de uma forma de conhecimento que integra o planejamento estratégico. Além dessa importante contribuição trazida pelo processo de globalização, não podemos omitir que a ciência do planejamento estratégico tem o principio mais antigo. Segundo parcela expressiva do pensamento teórico, as guerras foram tidas como o inicio do planejamento estratégico. Por planejamento estratégico deve-se compreender o conjunto de ferramentas postas à disposição do gestor com vistas a promover alternativas econômica, operacional e de recursos humanos às organizações. Há uma questão que merece ser aqui esclarecida: o planejamento estratégico não consiste tão somente numa ferramenta preordenada a sanar problemas organizacionais. Sua função é mais abrangente, podendo abarcar situações que visam impedir prejuízos ou, como é muito comum, fomentar lucros. Este estudo busca auxiliar as empresas no momento de alguma dificuldade, apresentando alguns conceitos como: Matriz BGC e GE, Cinco forças de Porter, Lean Manufactoring, entre outros.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26664
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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